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Educação permanente: estratégias realizadas por enfermeiros de unidades hospitalares oncológicas

Processo: 13/09203-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Silvia Helena Henriques
Beneficiário:Fabiana Cristina dos Santos
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Educação continuada   Recursos humanos   Pessoal de saúde   Enfermeiros   Oncologia

Resumo

A singularidade das organizações hospitalares tem sido destacada pela necessidade de novas competências dos profissionais que se deparam com mudanças tecnológicas e exigências de sua clientela, provocando, muitas vezes, transformações no seu processo de trabalho; requerendo dos profissionais um perfil de trabalhador diferenciado, para que se adéquem às novas tecnologias e ao trabalho sempre mais compartilhado visando um cuidado de qualidade. Neste contexto, a educação dos profissionais da saúde, especialmente da enfermagem, merece atenção redobrada, no sentido de capacitá-los para atuar em um setor de rápidas transformações, no qual precisam conciliar as necessidades de desenvolvimento pessoal com aquelas necessárias ao desempenho efetivo do seu trabalho. O enfermeiro, enquanto responsável pelo gerenciamento do cuidado, deve adotar estratégias de educação permanente para a organização do cuidado em unidades de oncologia de modo eficaz que irá refletir na qualidade da assistência de enfermagem prestada ao cliente. Este estudo tem como objetivo identificar as estratégias de educação permanente desenvolvidas pelos enfermeiros atuantes em unidades oncológicas hospitalares. Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, tendo como desenho metodológico o estudo de caso múltiplo. Esta investigação será realizada em Unidades Oncológicas de Hospitais de Ensino e a população será os enfermeiros destas unidades. Para a coleta de dados utilizaremos a observação direta, estruturada, não participante e entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados será realizada por meio de método de análise de conteúdo, modalidade temática. A realização deste estudo deve permitir visualizar as limitações e facilitações marcantes dentro da equipe e as estratégias de ensino atualizadas pelo enfermeiro neste setor. (AU)