Busca avançada
Ano de início
Entree

Evolução interanual e interdecadal das tempestades locais em São Paulo: o papel da brisa marítima

Processo: 13/10470-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2013
Vigência (Término): 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Pesquisador responsável:Maria Assunção Faus da Silva Dias
Beneficiário:Gabriel Martins Palma Perez
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/15235-8 - Processos de nuvens associados aos principais sistemas precipitantes no Brasil: uma contribuição à modelagem da escala de nuvens e ao GPM (Medida Global de Precipitação), AP.TEM
Assunto(s):Chuva   Tempestades   Clima

Resumo

A proposta é analisar a evolução interanual e interdecadal das tempestades locais em função da penetração ou não da circulação local da brisa marítima. Trabalhos anteriores mostraram que a brisa marítima pode provocar tempestades locais na Região Metropolitana de São Paulo mas que eventos extremos de chuva são em parte causadas por variações climáticas globais como a Oscilação Decadal do Pacífico, por exemplo. O enfoque na brisa marítima será na evolução da sua frequência de entrada conforme detectada na Estação Meteorológica do IAG que tem série de dados desde 1933. A associação com a observação de trovoadas será utilizada para caracterizar a simultaneidade dos dois fenômenos, brisa marítima e tempestades, como um primeiro passo para atribuição de causa. Em sequência, as conclusões com dados locais serão relacionados com dados de escala maior e os últimos 15 anos receberão enfoque especial com uso dos dados do TRMM e estudo de casos observado na campanha do Vale do Paraíba do Projeto CHUVA. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREZ, GABRIEL M. P.; SILVA DIAS, MARIA A. F. Long-term study of the occurrence and time of passage of sea breeze in Sao Paulo, 1960-2009. INTERNATIONAL JOURNAL OF CLIMATOLOGY, v. 37, n. 1, p. 1210-1220, AUG 2017. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.