Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do efeito da nanopartícula de sílica mesoporosa de Barbatimão e Aroeira nas linhagens de queratinócito humano (HaCaT) e queratinócitos humano infectado com Propionibacterium acnes.

Processo: 13/00847-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2013
Vigência (Término): 30 de junho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica
Pesquisador responsável:Marcelo Lancellotti
Beneficiário:Daisy Machado
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Queratinócitos   Barbatimão   Acne   Aroeira   Inflamação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:acne | aroeira | Barbatimão | Inflamação | nanopartícula de sílica mesoporosa | queratinócitos | Nanocosméticos dérmicos

Resumo

O uso de fitoterápico vem crescendo devido ao alto custo dos medicamentos alopáticos, à baixa incidência de efeitos colaterais e à ineficácia de alguns produtos sintéticos. Além disto, o aumento do consumo de produtos cosméticos no Brasil está em plena ascensão, tanto decorrente da conscientização das pessoas, como para a proteção solar, como para uso nos tratamentos, como acne, e melhora da aparência da pele, principalmente do rosto, como as rosáceas. O grupo contém um depósito de patente (INPI: PI018120015848) de uma composição a base de extratos vegetais e nanoesferas de sílica mesoporosa para carreamento de substâncias ativas pela pele. Mais especificamente, a composição que compreende substâncias ativas dos extratos vegetais de Stryphnodendron barbatiman (Barbatimão) e Schinus terebinthifolius Raddi (Aroeira) e nanopartículas de sílica mesoporosa como carreadores. Como os ativos apresentam atividades cicatrizante, anti-inflamatória, antibacteriana, antialérgica será de extrema importância à avaliação da citotoxicidade desta composição na pele, além da determinação das características que afetam as células da pele para futuras indicações da composição, para tanto iniciará com experimentos in vitro. Portanto, o projeto tem como objetivo avaliar o efeito da nanopartícula com extrato de Barbatimão e Aroeira em linhagens presentes na pele, como os queratinócitos, e em queratinócitos infectados com Propionibacterium acnes, bactéria causadora da acne.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAFAELLA FABIANA CARNEIRO PEREIRA; THAIS HOLTZ THEIZEN; DAISY MACHADO; JOÃO PAULO DE OLIVEIRA GUARNIERI; GABRIEL PICCIRILLO GOMIDE; LUCIANA MARIA DE HOLLANDA; MARCELO LANCELLOTTI. Analysis of potential virulence genes and competence to transformation in Haemophilus influenzae biotype aegyptius associated with Brazilian Purpuric Fever. GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY, v. 44, n. 1, . (12/15046-3, 11/01319-5, 18/07808-7, 18/09874-7, 13/00847-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.