Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo teórico de reações de transferência de hidrogênio: da química de combustão e atmosférica à química biológica

Processo: 13/07377-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2013
Vigência (Término): 30 de abril de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Fernando Rei Ornellas
Beneficiário:Tiago Vinicius Alves
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/19225-2 - Cinética e dinâmica química de reações de transferência protônica em sistemas Multiconformacionais, BE.EP.PD
Assunto(s):Química computacional   Teoria do funcional da densidade   Estado de transição

Resumo

Neste projeto de pesquisa, nosso foco principal é a investigação de reações de abstração de hidrogênio em processos relevantes para a química de combustão, química atmosférica e na química biológica, utilizando o estado-da-arte em termos de métodos semiclássicos. As reações a serem estudadas serão as de abstração de hidrogênio em álcoois, cetonas, ésteres pelos radicaisH e OH e também a isomerização da pré-vitamina D. Em particular, a Teoria do Estado de Transição Variacional (VTST) será utilizada para determinar as constantes de velocidade numa ampla faixa de temperaturas para os processos mencionados acima, objetivando obter uma compreensão mais aprofundada da importância da inclusão de efeitos quânticos de tunelamento e também da anarmonicidade. Além disso, cálculos VTST também deverão ser realizados com o objetivo de se determinar as constantes de equilíbrio termodinâmico, constantes de velocidade térmica e efeitos isotópicos cinéticos para a reação de isomerização da pré-vitamina D em ambientes anisotrópicos, contribuindo para a compreensão deste processo que ocorre principalmente na pele humana. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WANG, JIALE; ALVES, TIAGO V.; TRINDADE, FABIANE J.; DE AQUINO, CAROLINE B.; PIERETTI, JOANA C.; DOMINGUES, SERGIO H.; ANDO, ROMULO A.; ORNELLAS, FERNANDO R.; CAMARGO, PEDRO H. C. Theoretical Design and Experimental Realization of Quasi Single Electron Enhancement in Plasmonic Catalysis. ANGEWANDTE CHEMIE-INTERNATIONAL EDITION, v. 54, n. 48, p. 14427-14431, NOV 23 2015. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.