Busca avançada
Ano de início
Entree

Manipulação da reprodução em cupins com ênfase nas estratégias via neotênicos

Processo: 12/23898-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2013
Vigência (Término): 04 de maio de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Ana Maria Costa-Leonardo
Beneficiário:Ives Haifig
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/00720-6 - Impacto da neotenia na estrutura de colônias de cupins inferido por genotipagem com microssatélites, BE.EP.PD
Assunto(s):Histologia   Repetições de microssatélites

Resumo

A manipulação de colônias de cupins por meio da retirada dos reprodutores primários pode promover o aparecimento de reprodutores neotênicos, os quais são indivíduos derivados de operários (ergatóides) ou de ninfas (ninfóides) que desenvolvem o aparelho reprodutor antes de atingirem a fase adulta. Os impactos de reprodutores neotênicos na estrutura das colônias de cupins, como a diferenciação de determinadas castas, já foram abordados em pesquisas com algumas espécies de cupins "inferiores", e foram elucidados somente para uma espécie. Contudo, embora a produção de neotênicos seja de ocorrência relativamente comum dentre alguns cupins "superiores" (família Termitidae), nenhum estudo até hoje analisou as populações derivadas destes indivíduos. Os cupins neotropicais Silvestritermes euamignathus e Nasutitermes aquilinus são espécies pertencentes à família Termitidae que desenvolvem, respectivamente, reprodutores neotênicos ninfóides e ergatóides na ausência dos reprodutores primários. Por meio de análises morfométricas, morfológicas e genéticas, a presente pesquisa se propõe a entender a influência dos reprodutores neotênicos nas colônias de cupins "superiores" utilizando as espécies S. euamignathus e N. aquilinus como modelo. Para tanto, indivíduos de colônias coordenadas por reprodutores primários serão coletados para a determinação das linhas de desenvolvimento pós-embrionário de ambas as espécies. As colônias serão orfanadas para a produção de neotênicos e de suas respectivas proles. Os neotênicos serão submetidos à análise morfométrica para inferência de suas origens e a técnicas histológicas para evidenciar a atividade reprodutiva nas colônias, por meio da análise dos ovários, corpo gorduroso e espermateca. Para entender qual é a influência dos reprodutores neotênicos nas populações das colônias, serão realizadas análises de genotipagem por meio de marcadores de microssatélites. Os marcadores serão desenvolvidos para ambas as espécies de cupins em colaboração com o Dr. Edward L. Vargo (Department of Entomology, North Carolina State University, EUA), que é um pesquisador bastante conceituado na área.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, IAGO BUENO; HAIFIG, IVES; VARGO, EDWARD L.; CASARIN, FABIANA ELAINE; DA MOTA, MARCELO LUIZ; LIMA, JULIANA TOLEDO; COSTA-LEONARDO, ANA MARIA. Ergatoid reproductives in the Neotropical termite Nasutitermes aquilinus (Holmgren) (Blattaria: Isoptera: Termitidae): developmental origin, fecundity, and genetics. Insect Science, OCT 2019. Citações Web of Science: 0.
HAIFIG, IVES; VARGO, EDWARD L.; LABADIE, PAUL; COSTA-LEONARDO, ANA MARIA. Unrelated secondary reproductives in the neotropical termite Silvestritermes euamignathus (Isoptera: Termitidae). NATURWISSENSCHAFTEN, v. 103, n. 1-2 FEB 2016. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.