Busca avançada
Ano de início
Entree

O eucalipto como fonte de açúcar para a produção de etanol

Processo: 12/22652-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 31 de maio de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Gonçalo Amarante Guimarães Pereira
Beneficiário:Jorge Lepikson Neto
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/17846-0 - Caracterização funcional de fatores de transcrição involvidos com a formação de madeira de tensão em eucalipto: impacto na estrutura química da parede celular e adequação para a produção de etanol de segunda geração, BE.EP.PD
Assunto(s):Eucalipto   Etanol   Celulose

Resumo

Com o aumento da demanda por fontes de energia renováveis crescendo a cada ano, a busca por fontes de energia alternativa vem sendo incentivada no mundo todo. O Brasil sempre esteve na vanguarda do conhecimento da produção de bicombustíveis além de ser o maior produtor mundial de celulose a partir de fibra curta de Eucalyptus spp, com um setor bem desenvolvido e em plena expansão. Dessa forma a consolidação do país no setor de energia e seu estabelecimento como maior produtor mundial de etanol de segunda geração passa pela união desses dois grandes mercados. A principal limitação para o uso da biomassa lignocelulósica de eucalipto para a produção de energia vem da sua estruturação da parede celular, com a lignina impedindo o acesso a celulose e conseqüentemente sua degradação em açucares fermentáveis. A composição da parede celular é determinada por uma combinação de fatores genéticos e ambientais, variando entre espécies e diferentes condições nutricionais e climáticas. Assim o objetivo do presente trabalho é comparar e caracterizar a parede celular de diferentes espécies de eucalipto, e de clones comerciais crescidos sobre diferentes condições ambientais, avaliando os componentes intra e inter-espécies destas características e os associando a seu componente genético, determinando o impacto de todos estes fatores na utilização do eucalipto para produção de etanol e consolidando o Brasil na vanguarda da pesquisa de bioenergia.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEPIKSON-NETO, JORGE; NASCIMENTO, LEANDRO C.; SALAZAR, MARCELA M.; CAMARGO, EDUARDO L. O.; CAIRO, JOAO P. F.; TEIXEIRA, PAULO J.; MARQUES, WESLEY L.; SQUINA, FABIO M.; MIECZKOWSKI, PIOTR; DECKMANN, ANA C.; PEREIRA, GONCALO A. G. Flavonoid supplementation affects the expression of genes involved in cell wall formation and lignification metabolism and increases sugar content and saccharification in the fast-growing eucalyptus hybrid E-urophylla x E-grandis. BMC PLANT BIOLOGY, v. 14, NOV 19 2014. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.