Busca avançada
Ano de início
Entree

Mudanças no regime de fogo no sudeste da Amazônia e os efeitos na biodiversidade: o impacto de incêndios florestais recorrentes em comunidades de invertebrados

Processo: 13/00375-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:André Victor Lucci Freitas
Beneficiário:Rafael Barreto de Andrade
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/19024-7 - Mudanças no regime de fogo no sudeste da Amazônia e os efeitos na biodiversidade: o impacto de incêndios florestais recorrentes em comunidades de invertebrados, BE.EP.PD
Assunto(s):Biodiversidade   Conservação   Fogo   Invertebrados   Amazônia

Resumo

Florestas tropicais são os habitats mais biologicamente diversos do mundo e estão entre os ambientes mais ameaçados por perturbações antropogênicas. A compreensão dos efeitos de ameaças como o aumento de incêndios florestais na biodiversidade desses biomas é um ponto de partida vital para ações de conservação. A Amazônia brasileira está provavelmente enfrentando uma rápida e destrutiva mudança no regime de fogo, entretanto, os efeitos dessas alterações se mantém essencialmente desconhecidas. O objetivo deste projeto é apresentar uma abrangente avaliação dos impactos do aumento na frequência de incêndios florestais na biodiversidade do sudeste da Amazônia brasileira. Serão investigadas mudanças na diversidade e funções ecológicas de invertebrados terrestres, como borboletas frugívoras (família Nymphalidae), coleópteros coprófagos (sub-família Scarabaeinae), aracnídeos (ordem Aranae) e outros grupos. Também será estimado o potencial de cada grupo de invertebrado como indicador de biodiversidade total e integridade ecológica. Os estudos serão realizados em parcelas experimentais de florestas queimadas uma vez, anualmente e trienalmente, numa área localizada na região de transição entre Floresta Amazônica e Cerrado.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ANDRADE, RAFAEL B.; BALCH, JENNIFER K.; CARREIRA, JUNIA Y. O.; BRANDO, PAULO M.; FREITAS, ANDRE V. L. The impacts of recurrent fires on diversity of fruit-feeding butterflies in a south-eastern Amazon forest. JOURNAL OF TROPICAL ECOLOGY, v. 33, n. 1, p. 22-32, JAN 2017. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.