Busca avançada
Ano de início
Entree

Encefalitozoonose: um estudo inovador sobre a resposta imune e mediadores inflamatórios do sistema nervoso central em casos de doença natural em coelhos e experimental em camundongos

Processo: 13/08702-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Gisele Fabrino Machado
Beneficiário:Paulo Ricardo Dell'Armelina Rocha
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária (FMVA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Imuno-histoquímica   Reação em cadeia da polimerase via transcriptase reversa (RT-PCR)

Resumo

Encephalitozoon cuniculi é um organismo formador de esporos e parasita intracelular obrigatório de mamíferos que causa a encefalitozoonose, uma zoonose oportunista, especialmente em indivíduos imunodeprimidos (pacientes com AIDS, mulheres grávidas e idosos). Dados científicos sobre a neuropatologia detalhada da doença no coelho - o principal hospedeiro da encefalitozoonose - incluindo o envolvimento de mediadores inflamatórios no cérebro, são escassos. Além disso, o conhecimento sobre a resposta imune contra esse patógeno é limitado. Os objetivos do presente projeto de pesquisa são: caracterizar o fenótipo da resposta inflamatória no cérebro em casos naturais de encefalitozoonose em coelhos a fim de ter um melhor entendimento sobre o seu papel na eliminação de E. cuniculi. Este projeto de pesquisa também investigará a expressão de citocinas pró (IL-1², IL-6, IL-12, IL, 17, IL-22, IL-23), e anti-inflamatórias (TGF-², IL-4, IL-5 , IL-10); metaloproteases e receptores Toll-like no cérebro de camundongos do genótipo C57BL/6 infectados experimentalmente. A metodologia incluirá RT-PCR, análise histopatológica semi-quantitativa, imunohistoquímica e zimografia. Quatro centros de pesquisa (três universidades brasileiras e uma universidade italiana) serão incluídos no projeto. Os resultados poderão ajudar a compreender os mecanismos da encefalite, bem como ajudar a elucidar o (s) mecanismo (s) relacionado (s) à neuroinvasão do E. cuniculi ao atravessar a barreira hemato-encefálica.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DELL'ARMELINA ROCHA, PAULO RICARDO; LOPES, LETICYA LERNER; DE ARRUDA, LAURA PEIXOTO; PESCADOR, CAROLINE ARGENTA; SALES DA CRUZ, RAQUEL APARECIDA; COLODEL, EDSON MOLETA. Cholangiocarcinoma in an American Rhea (Rhea Americana araneipes). Ciência Rural, v. 45, n. 2, p. 284-287, FEB 2015. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.