Busca avançada
Ano de início
Entree

Oxidação e agregação da enzima superóxido dismutase humana resultante de sua atividade peroxidásica dependente de bicarbonato

Processo: 13/10780-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 31 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Enzimologia
Pesquisador responsável:Ohara Augusto
Beneficiário:Robert Ryan Geyer
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/57721-3 - Redoxoma, AP.TEM

Resumo

A enzima citossólica Cu,Zn-superóxido dismutase (SOD1) é uma enzima intrigante. É uma das mais importantes defesas antioxidantes mas também apresenta propriedades pró-oxidantes como atividade peroxidásica-dependente de bicarbonato. Por outro lado, a enzima humana (hSOD1) é uma proteína pequena (153 resíduos de amino ácidos e um íon cobre e um zinco por monômero) que no estado nativo é um homodímero extremamente estável e altamente resistente a detergentes e proteólise. Apesar disso, mais de 150 mutações pontuais da hSOD1 foram relacionadas à doença neurodegenerativa fatal, esclerose lateral amiotrófica (ALS). Como é o caso de outras doenças neurodegenerativas, o desenovelamento e a agregação de proteínas é uma marca registrada da ALS. Todavia, o mecanismo pelo qual uma proteína tão estável como a hSOD1 e várias de suas mutantes associadas à ALS agrega permanece em discussão. Trabalhos anteriores do nosso grupo e de outros investigadores levantaram a possibilidade de que a atividade peroxidásica-dependente de bicarbonato da enzima poderia levar à sua oxidação e agregação. O objetivo deste projeto é caracterizar os passos iniciais do desenovelamento e agregação da hSOD1 que possam resultar de sua oxidação durante a atividade peroxidásica-dependente de bicarbonato.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KABUTOMORI, JESSICA; BELOTO-SILVA, OLIVIA; GEYER, R. RYAN; MUSA-AZIZ, RAIF. Lithobates catesbeianus (American Bullfrog) oocytes: a novel heterologous expression system for aquaporins. BIOLOGY OPEN, v. 7, n. 4 APR 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.