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Ensino fundamental apostilado: a concepção dos conselheiros municipais de Educação da região da DE/PP

Processo: 13/10108-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Administração Educacional
Pesquisador responsável:Silvio Cesar Nunes Militão
Beneficiário:Mariana Padovan Farah Soares
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Política educacional   Administração da educação   Ensino fundamental   Conselheiros   Pesquisa bibliográfica   Análise documentária   Análise de conteúdo   Entrevista
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conselho Municipal de Educação | De | Ensino Fundamental | municipalização | Pp | sistema apostilado de ensino | Política Educacional

Resumo

A adoção de sistemas apostilados de ensino privados pelas administrações municipais configura-se como uma crescente tendência no âmbito do Estado de São Paulo, notadamente a partir de meados dos anos 2000, fortemente impulsionada pelo contemporâneo processo de municipalização do ensino fundamental e cujas consequências/implicações para a educação/escola pública estão por ser analisadas de maneira mais acurada. Considerando que "casos de apostilamento" de redes municipais de ensino já se materializam na região da DE/PP, a presente pesquisa tem como objetivo precípuo analisar a adoção/utilização de sistema apostilado de ensino privado para/na rede pública municipal de ensino fundamental, a partir da percepção dos conselheiros municipais de educação da região supracitada. Para tanto, a investigação em tela - de natureza qualitativa - se valerá dos seguintes procedimentos metodológicos para coleta de dados: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevista do tipo semiestruturada com onze conselheiros municipais de educação (um de cada município contemplado pelo estudo em tela), os quais serão aleatoriamente escolhidos. A análise final dos dados reunidos será feita à luz do referencial teórico norteador da pesquisa e mediante análise de conteúdo.

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