Busca avançada
Ano de início
Entree

Validação de metodologia para a quantificação de metanol em glicerina bruta utilizada na alimentação animal

Processo: 13/10359-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 31 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Adibe Luiz Abdalla
Beneficiário:Carina Nazato
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Compostos bioativos   Sustentabilidade

Resumo

Obtido a partir de biomassa, o biodiesel tornou-se uma opção de energia renovável aos países que buscam a diminuição dos impactos ambientais. O biodiesel a partir do óleo de culturas como o pinhão-manso tem o potencial de fortalecer a agricultura familiar, pois favorece a utilização das disponibilidades regionais. A reação de transesterificação resulta principalmente no biodiesel e na glicerina bruta, na qual podem ser encontrados resíduos de lipídeos, metais pesados e metanol. O processo de purificação possui alto custo. Na alimentação animal, o glicerol (glicerina purificada) pode ser absorvido pelo rúmen ou intestino delgado, sendo utilizado como precursor de glicose no fígado. Entretanto, o processo de purificação da glicerina para obtenção do glicerol possui alto custo, tornando-se necessário quantificar a presença de resíduos tóxicos como o metanol na glicerina bruta, a fim de avaliar alternativas para sua utilização. Assim, o objetivo deste trabalho é caracterizar o teor de metanol presente na glicerina bruta obtida na produção de biodiesel a partir de sementes de pinhão-manso e avaliar o efeito in vitro de sua utilização na alimentação de ruminantes.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NAZATO, CARINA; ROMERO, ALESSANDRA DE CASSIA; ABDALLA, ADIBE LUIZ. Determination of methanol residues in crude glycerol for animal feed by gas chromatography. Scientia Agricola, v. 76, n. 6, p. 527-531, NOV-DEC 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NAZATO, Carina. Validação de metodologia para a quantificação de metanol em glicerina bruta utilizada na alimentação animal. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.