Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de membranas modificadas de ultrafiltração em bioreatores de membranas submersas

Processo: 13/06821-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 31 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:José Carlos Mierzwa
Beneficiário:Izabela Major Barbosa
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Tratamento de esgotos sanitários   Ultrafiltração   Reatores biológicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Crescimento biológico aderido | Crescimento biológico em suspensão | desempenho | fouling | Reator de membrana submersa | Tratamento de esgoto | Biorreatores com Membranas

Resumo

A crescente produção de esgotos domésticos traz a necessidade de novas tecnologias de tratamento com elevada capacidade de remoção de matéria orgânica, inclusive de compostos orgânicos com potencial para causar danos à saúde. A produção de efluentes de melhor qualidade deve ser priorizada, uma vez que corpos d'água receptores dos esgotos de um município são mananciais para abastecimento de outros. Como alternativas inovadoras, compactas e eficientes destacam-se os sistemas que combinam processos biológicos com a tecnologia de separação por membranas, com crescimento biológico em suspensão, Membrane Bioreactor (MBR) e crescimento biológico aderido, Moving Bed Membrane Bioreactor (MB-MBR). Os sistemas MBR e MB-MBR são capazes de remover matéria orgânica, nitrogênio e compostos recalcitrantes com elevada eficiência. Embora a tecnologia seja muito promissora, apresenta como maior desafio, evitar ou reduzir a perda de desempenho das membranas, causada por um fenômeno complexo denominado fouling. Diversas formas de intervenção vêm sendo desenvolvidas para melhorar o desempenho e prolongar a vida útil das membranas, como pré-tratamentos, procedimentos de limpeza química e física e modificações das membranas. Uma das formas de modificação de membranas poliméricas é a adição de nanopartículas de argila durante a síntese, tal prática retardaria a formação de fouling. O presente projeto propõe avaliar o desempenho de membranas de ultrafiltração, em PVDF e PSf modificadas aplicadas a sistemas MBR e MB-MBR. A avaliação será quanto à eficiência de tratamento e ocorrência de fouling a partir do tratamento do esgoto sanitário gerado na moradia estudantil do campus São Paulo da Universidade de São Paulo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre a bolsa::
Agua reciclada 
Teste - Água reciclada 
Água reciclada 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
IZABELA MAJOR BARBOSA; JOSÉ CARLOS MIERZWA; IVANILDO HESPANHOL; EDUARDO LUCAS SUBTIL. Remoção de matéria orgânica e nitrogênio em biorreator com membranas submersas operando em condição de nitrificação e desnitrificação simultânea. Rev. Ambient. Água, v. 11, n. 2, p. 304-315, . (13/06821-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARBOSA, Izabela Major. Avaliação do uso de membranas de ultrafiltração modificadas com nanopartículas de argila para tratamento de esgotos.. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica (EP/BC) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: gei-bv@fapesp.br.