Busca avançada
Ano de início
Entree

O circuito das artes pelas letras de Vivant Denon: um nobre patrono para uma nova França (1778-1815)

Processo: 12/23863-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 31 de maio de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História Moderna e Contemporânea
Pesquisador responsável:Laura de Mello e Souza
Beneficiário:Maria Angélica Beghini Morales
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História social   Cultura (sociologia)   França (país)

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar os elementos contraditórios - ou seja, tanto as características aristocráticas quanto as modernizantes - próprios do período de transição em que a sociedade francesa se encontrava na virada do século XVIII para o XIX, presentes nos escritos de Dominique Vivant Denon (1747-1823), Directeur General des Musées durante o Consulado e o Império. Buscaremos compreender como uma figura oriunda da nobreza provinciana francesa conseguiu se equilibrar no jogo de forças políticas que se desenrolou na França com o advento da Revolução e como se tornou uma personagem fundamental na constituição de um dos grandes projetos políticos e culturais do período: a reformulação do Museu do Louvre. Em uma perspectiva mais ampla, pretenderemos investigar, através da produção de Vivant Denon, o fenômeno de reapropriação e ressignificação de uma tradição cultural associada ao Antigo Regime na construção do Império Napoleônico. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORALES, Maria Angélica Beghini. O circuito das artes pelas letras de Vivant Denon: um nobre patrono para uma nova França (1778-1815). 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.