Busca avançada
Ano de início
Entree

Modulação da biossíntese e da absorção do colesterol por peptídeos provenientes de feijão caupi(Vigna unguiculata L. Walp)

Processo: 13/09304-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 18 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:José Alfredo Gomes Arêas
Beneficiário:Marcelo Rodrigues Marques
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Alimentos funcionais   Peptídeos

Resumo

Muito recentemente as proteínas, e as fontes proteicas, ganharam destaque dentro do estudo dos alimentos bioativos por serem descritas como fornecedoras de peptídeos bioativos atuantes em vários processos metabólicos após sua digestão por enzimas naturais ou sintéticas. O feijão caupi (Vigna unguiculata L. Walp) é uma das principais culturas de subsistência e de exportação do Brasil. Pesquisas recentes mostraram evidências suficientes de que a proteína do feijão caupi é capaz de reduzir o colesterol total e melhorar o perfil de LDL/HDL em humanos, porém, o seu mecanismo de ação não é ainda claro. Assim, este estudo propõe investigar os mecanismos pelos quais os peptídeos provenientes de feijão caupi são possivelmente capazes de modular a biossíntese e a absorção do colesterol. Após uma hidrólise enzimática in vitro de isolado proteico, frações menores que 3 kDa serão incubadas em culturas de células Caco 2 e seus permeados isolados e sequenciados. Após a permeação, será avaliado o efeito dos hidrolisados na expressão dos genes dos receptores NPC1L1, ABCG5, ABCG8, ABCA1 e ABCG1 das Caco 2. Os peptídeos biodisponíveis identificados e sequenciados provenientes da permeação serão incubados juntamente com células Hep G2 para avaliar a expressão dos genes da HMGR e receptor de LDL. Espera-se com essa pesquisa esclarecer os possíveis mecanismos relacionados com a capacidade hipocolesterolêmica do feijão caupi, utilizando modelos in vitro de células de linhagem intestinal e hepática.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARQUES, MARCELO RODRIGUES; CERDA, ALVARO; FONTANARI, GUSTAVO GUADAGNUCCI; PIMENTA, DANIEL CARVALHO; SOARES-FREITAS, ROSANA MANOLIO; HIRATA, MARIO HIROYUKI; CRESPO HIRATA, ROSARIO DOMINGUEZ; GOMES AREAS, JOSE ALFREDO. Transport of cowpea bean derived peptides and their modulator effects on mRNA expression of cholesterol-related genes in Caco-2 and HepG2 cells. Food Research International, v. 107, p. 165-171, MAY 2018. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARQUES, Marcelo Rodrigues. Peptídeos do feijão caupi (Vigna unguiculata L.Walp) e metabolismo do colesterol: interação micelar, permeação celular e expressão gênica. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.