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As implicações da comunicação midiática e dos serviços telemáticos no ensino de Relações Públicas: um estudo comparativo

Processo: 13/10333-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Relações Públicas e Propaganda
Pesquisador responsável:Célia Maria Retz Godoy dos Santos
Beneficiário:Rafael Silva Parigi
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/02383-0 - As implicações da comunicação midiática e dos serviços telemáticos no ensino de relações públicas: um estudo comparativo, BE.EP.IC
Assunto(s):Opinião pública   Universidades   Interação   Meios de comunicação

Resumo

O estudo tem por finalidade investigar como as formas de comunicação digital e a expansão dos serviços telemáticos (via rede) no ensino de graduação, podem interferir no fluxo de informações entre docentes e discentes, mais especificamente no processo de ensino aprendizagem dos cursos de comunicação social em relações públicas. A intenção é compreender quais alterações o novo ambiente de comunicação participativa ou reticular traz ao ato de produção, consumo e difusão do conhecimento, bem como a geração e a manutenção de laços sociais entre os indivíduos que fazem parte do processo do ensino da graduação - técnicos, docentes, alunos e a instituição de ensino. No cenário de universidades cada vez mais adeptas às novas tecnologias como forma de ensino, torna-se rotineiro o fluxo de conteúdo a partir de mídias digitais e dos serviços telemáticos. O objetivo do trabalho é analisar como essa forma de comunicação se faz presente nos cursos de comunicação em Relações Públicas, levantando aspectos relevantes acerca do uso destas mídias e fazendo uma comparação entre a opinião de estudantes brasileiros e espanhóis. O intuito é apresentar fundamentação teórica sobre o tema e suas interfaces, ao mesmo tempo em que se busca realizar pesquisa de caráter qualitativo, por intermédio das técnicas de entrevista em profundidade e grupo focal. Destaca-se que, para a realização da pesquisa definiu-se pela coleta de informações em dois momentos: primeiro com profissionais do ensino (entrevista em profundidade) e, após, com universitários da Unesp e de uma Universidade espanhola (grupo focal), que também tem o curso de relações públicas. O objetivo da pesquisa é obter informações que possibilitem conhecer e avaliar as opiniões dos envolvidos no ensino de Relações Públicas e também estabelecer comparações entre os dois segmentos selecionados para o estudo. Ao final, pretende-se apresentar reflexões sobre os benefícios trazidos por essas mídias ao processo de ensino aprendizagem, visando definir quais os reflexos da comunicação midiática no ensino de Relações Públicas.