Busca avançada
Ano de início
Entree

Probióticos e ácidos orgânicos em dietas pré-iniciais e iniciais de frangos de corte: desempenho zootécnico, morfometria e microbiologia intestinal

Processo: 13/11269-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Valquíria Cação Cruz-Polycarpo
Beneficiário:Adriano Barbieri
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental de Dracena. Dracena , SP, Brasil
Assunto(s):Avicultura   Eficiência   Probióticos   Ácidos orgânicos   Frangos de corte   Micro-organismos

Resumo

A ação de probióticos e ácidos orgânicos administrados nas fases pré-inicial e inicial de frangos de corte pode influenciar os microrganismos e as condições do trato gastrintestinal. Porém, poucos são os trabalhos de pesquisa em que o uso destes aditivos são testados sinergicamente. Para tanto, será conduzido um experimento no qual serão utilizados 900 pintos de corte machos da linhagem Cobb, distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 2x2+1 (suplementação ou não de probióticos), (suplementação ou não de ácidos orgânicos) e (ração basal com inclusão de antibióticos e anticoccidianos), com seis repetições e 30 aves por repetição, em uma densidade de 12 aves/m². Os tratamentos consistirão de: T1- ração basal - sem inclusão de antibióticos e anticoccidianos; T2- ração basal com inclusão de probióticos; T3- ração basal com inclusão de ácidos orgânicos; T4- ração basal com inclusão de probióticos e ácidos orgânicos; T5- ração basal com inclusão de antibióticos e anticoccidianos. Serão obtidos dados sobre o desempenho zootécnico, peso de órgãos, comprimento dos intestinos delgado e grosso, morfometria intestinal, pH do conteúdo intestinal e microbiota presente no trato gastrointestinal de frangos de corte nas fases pré-inicial e inicial. A análise estatística dos dados será feita pelo método de análise de variância (ANOVA), com o auxílio do procedimento GLM do programa SAS (2008). Para verificar diferenças significativas entre as médias dos tratamentos será utilizado o teste de Tukey no nível de 5% de probabilidade.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARBIERI, Adriano. Probiótico e ácidos orgânicos na alimentação inicial de frangos de corte: Desempenho zootécnico, morfometria e microbiologia intestinal. 2015. 60 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Campus Experimental de Dracena..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.