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Abordagem interdisciplinar em livros didáticos de ciências dos anos finais do ensino fundamental

Processo: 13/09079-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Jorge Megid Neto
Beneficiário:Juliana Biar Pereira
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Livro didático   Estudos interdisciplinares   Ensino de ciências

Resumo

O livro didático no Brasil é o principal recurso utilizado pelos professores para auxiliar e guiar suas aulas. Devido a sua importância faz-se necessária a análise de seus conteúdos e metodologias entre outros aspectos. O grupo Formar-Ciências da Faculdade de Educação da Unicamp vem realizando vários projetos de análise de livros didáticos, tendo como um dos resultados desses projetos a construção de quadros de indicadores de avaliação de coleções didáticas de Ciências, Biologia, Física ou Química. Todavia, um aspecto importante do processo educacional escolar ainda não constou desses quadros, a questão da interdisciplinaridade. Nesse contexto, o presente projeto visa construir e validar um quadro de indicadores, que avaliem a abordagem interdisciplinar em livros didáticos de Ciências do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Para construção do quadro, previamente será realizada uma revisão bibliográfica e estudo teórico, os quais servirão de base para a definição dos indicadores e realização da análise das coleções por intermédio da técnica de análise de conteúdo. Após, selecionaremos três coleções didáticas dentre as aprovadas pelo último PNLD-Ciências e procederemos à análise dessas coleções por meio da técnica de análise de conteúdo. Esperamos que os resultados da pesquisa possam contribuir para os processos governamentais e acadêmicos de avaliação de material didático e fomentar a questão da interdisciplinaridade quando da elaboração de material didático, na formação de professores e na prática dos professores da educação básica, sobretudo ao usarem livros didáticos.

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