Busca avançada
Ano de início
Entree

Perfil de resistência antimicrobiana em Salmonella enterica de origem aviária e detecção do gene invA nos sorovares Senftenberg e Saint Paul

Processo: 13/11880-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 31 de maio de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Marcelo Brocchi
Beneficiário:Aline Parolin Calarga
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Aves   Resistência microbiana a medicamentos   Anti-infecciosos   Salmonella

Resumo

O presente trabalho tem a finalidade de avaliar o perfil de resistência de sorovares de Salmonella enterica frequentemente isolados de granjas brasileiras durante os anos de 2002 a 2011. Estes sorovares são também comumente isolados em casos de zoonose, sendo então um grave problema na saúde pública, uma vez que a resistência dessas cepas pode dificultar o tratamento da salmonelose. Para esta análise será realizado o método de difusão de discos em Agar Mueller-Hinton de acordo com o Clinical and Laboratory Standards Institute. A segunda problemática abordada por este projeto está relacionada ao diagnóstico do gênero Salmonella, buscando a presença do gene invA em alguns sorovares, sendo este considerado como gene alvo importante na detecção de Salmonella enterica. Estudos recentes mostram que este gene pode não estar presente em todos os sorovares, mostrando a necessidade de maiores análises. Para isso será extraído o DNA genômico dos sorotipos S. Senftenberg e S. Saint Paul, que serão submetidos ao teste de PCR para detecção do gene invA.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TOMIYAMA, M. P. O.; WERLE, C. H.; MILANEZ, G. P.; NOBREGA, D. B.; PEREIRA, J. P.; CALARGA, A. P.; FLORES, F.; BROCCHI, M. Salmonella enterica Typhimurium fljBA operon stability: implications regarding the origin of Salmonella enterica I 4,[5], 12:i:-. Genetics and Molecular Research, v. 14, n. 4, p. 19057-19065, 2015. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.