Busca avançada
Ano de início
Entree

O espelho de Volpi: o artista e a crítica na São Paulo dos anos 1940 e 1950

Processo: 13/09275-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:Heloísa André Pontes
Beneficiário:Marcos Pedro Magalhães Rosa
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

Alfredo Volpi (1896 - 1999) é considerado por diversos estudiosos um dos mais importantes artistas brasileiros. Vários críticos investiram em análise de suas obras, quase sempre recorrendo a uma narrativa a respeito da biografia e da personalidade do pintor. Essa forma de analisar Volpi, embora exista até hoje, remonta a Mário de Andrade(1893 - 1945) e Mário Pedrosa(1900 - 1981). Tomarei essa personalidade pública como foco de análise, o que significa que tentarei compreender a relação entre os críticos de arte e o próprio artista no período em que este estava atuando. Há um diálogo entre as expectativas dos primeiros e a subjetividade do segundo. Nessa conversa, mais ou menos tensa, é possível apreender as constrições sociais impostas sobre um indivíduo no momento de construção e consagração de sua obra. Mais especificamente, as limitações e oportunidades que a sociedade paulistana de sua época oferecia a um indivíduo que visava participar do mundo da produção cultural.Os anos 1944 e 1957, em São Paulo, foram marcados por importantes exposições do artista e é nesse período que Volpi foi consagrado um dos mais importantes pintores do país. É nesse contexto que tentarei apreender o sentido e as razões pelas quais a crítica de arte constituiu uma determinada máscara social, uma persona, para apresentar o artista à sociedade.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROSA, Marcos Pedro Magalhães. O espelho de Volpi : o artista, a crítica e São Paulo nos anos 1940 e 1950. 2015. Dissertação de Mestrado.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.