Busca avançada
Ano de início
Entree

Nanopartículas e hidrogéis para a liberação fotoquímica de óxido nítrico

Processo: 13/07173-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Marcelo Ganzarolli de Oliveira
Beneficiário:Patricia Taladriz Blanco
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/01685-2 - Detecção em tempo real de óxido nítrico em microgotas através das técnicas SERS e SAXS, BE.EP.PD
Assunto(s):Nanopartículas   Biomateriais   Óxido nítrico   Hidrogéis   Fotoquímica

Resumo

A incorporação de moléculas doadoras de óxido nítrico (NO) em veículos não tóxicos, permite a liberação tópica ou localizada de NO livre para propósitos terapêuticos. No caso de doadores de NO fotossensíveis, a taxa de liberação de NO pode ser significativamente aumentada sob irradiação, levando à potencialização das ações do NO. Hidrogéis e nanopartículas compões dois veículos potenciais para a liberação controlada de NO, uma vez que ambos podem ser carregados ou funcionalizados com grupos funcionais doadores de NO e permitem aplicações tópicas e localizadas. Neste projeto, três plataformas para a liberação tópica de NO serão preparadas e caracterizadas. 1) Hidrogéis de Pluronic F-127, carregados com S-nitrosoglutationa (GSNO) e 5-cloro-2-nitrobenzotrifluoreto (NBF); 2) Nanoparticulas de sílica modificadas com NBF e 3) Nanopartículas de Fe3O4 recobertas com sílica modificada com NBF. Hidrogéis de F-127 serão preparados pelo método frio e caracterizados térmica e espectrofotometricamente. Nanopartículas de sílica doadoras de NO serão preparadas por hidrólise e condensação de 3-aminopropiltrimetoxisilano (APTES) modificado com NBF (APTES-NO) com base no método de Stöber e caracterizadas por espalhamento de luz e microscopia eletrônica de transmissão. Nanopartículas "core-shell" de magnetita (Fe3O4-NP) recobertas com sílica funcionalizada com APTES-NO, serão preparadas pela técnica de deposição camada por camada, através do recobrimento prévio das nanopartículas de Fe3O4 com poli(cloreto de dialildimetilamonio), seguida do recobrimento com poli(4-estirenosulfonato de sódio), e funcionalização com APTES-NO. Formulações destas três plataformas serão caracterizadas em relação às suas propriedades de liberação fotoquímica de NO sob irradiação com luz visível, usando-se técnicas de amperometria e quimiluminescência para a quantificação do NO liberado em tempo real. As três plataformas serão comparadas para avaliação de seus potenciais usos para a liberação controlada de NO em aplicações tópicas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PICHETH, GUILHERME F.; MARINI, THATIANE C.; TALADRIZ-BLANCO, PATRICIA; SHIMAMOTO, GUSTAVO G.; DOS SANTOS, GIOVANNA J. V. P.; MENEAU, FLORIAN; DE OLIVEIRA, MARCELO G. Influence of Pluronic F127 microenvironments on the photochemical nitric oxide release from S-nitrosoglutathione. Journal of Colloid and Interface Science, v. 544, p. 217-229, MAY 15 2019. Citações Web of Science: 0.
DE SOUZA, GABRIELA F. P.; TALADRIZ-BLANCO, PATRICIA; VELLOSO, LICIO A.; DE OLIVEIRA, MARCELO G. Nitric Oxide Released from Luminal S-Nitroso-N-Acetylcysteine Increases Gastric Mucosal Blood Flow. Molecules, v. 20, n. 3, p. 4109-4123, 2015. Citações Web of Science: 5.
TALADRIZ-BLANCO, PATRICIA; DE OLIVEIRA, MARCELO G. Enhanced photochemical nitric oxide release from a flutamide derivative incorporated in Pluronic F127 micelles. JOURNAL OF PHOTOCHEMISTRY AND PHOTOBIOLOGY A-CHEMISTRY, v. 293, p. 65-71, NOV 1 2014. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.