Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do comportamento de BTEX e seus metabólitos de degradação em solos: Estudos de remediação em microcosmos

Processo: 12/13925-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária
Pesquisador responsável:Pedro Sergio Fadini
Beneficiário:Leidy Rocío Niño Camacho
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil

Resumo

A contaminação por parte de hidrocarbonetos policiclicos aromaticos, como o benzeno, tolueno, etilbenzeno e xilenos, conhecidos como BTEX, é comumente observada em locais próximos a refinarias de petróleo ou postos de abastecimento, tanto em água como em solo. A biodegradação anaeróbia em solos tem sido estudada como tecnologia de recuperação de áreas contaminadas com caracteristicas anóxicas, mas a atividade microbiana pode transformar compostos pouco ou nada tóxicos em compostos altamente tóxicos, sendo que em muitos casos, os produtos gerados na biorremedação apresentam característica cancerígenas. Frente a este quadro, o presente estudo tem como objetivo principal, a avaliação da eficácia do processo de biodegradação anaeróbia dos BTEX em microcosmos, com relação à produção de metabólitos que tomam parte neste processo, sendo alguns deles: benzilsuccinato; etilbenzilsuccinato; 2, 3, e 4-metilbenzilsuccinato; toluato e ácido benzóico. Os BTEX serão extraídos por SPME-HS e analisados por CG/FID, os metabolitos mais hidrofílicos e menos voláteis serão extraídos por ultrassom e analisados por UPLC. Espera-se obter cinéticas de biodegradação monitorando a diminuição da concentração dos BTEX e o aumento da concentração de seus metabolitos com o tempo, propiciando o entendimento da dinâmica do processo o qual pode auxiliar na toma de decisões na recuperação de ambientes com degradação incompleta.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AWAN, ALMAS TAJ; NINO, LEIDY ROCIO; PAIX, MURILO D'ABRUZZO; MOZETO, ANTONIO APARECIDO; FADINI, PEDRO SERGIO. Urban Stream Vulnerability Toward PAHs and n-Alkanes and Their Source Identification. POLYCYCLIC AROMATIC COMPOUNDS, v. 38, n. 3, p. 294-309, 2018. Citações Web of Science: 1.
NINO, LEIDY R.; GROSSELI, GUILHERME M.; MOZETO, ANTONIO A.; FADINI, PEDRO S. Optimization study of BTEX extraction from soils spiked with two kinds of Brazilian diesel by HS SPME using Box-Behnken experimental design and multi-response analysis. ANALYTICAL METHODS, v. 6, n. 10, p. 3247-3253, 2014. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.