Busca avançada
Ano de início
Entree

Equivalência de estímulos e ensino por exclusão de verbos e substantivos para idosos com afasias fluentes e não fluentes.

Processo: 13/07004-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Andréia Schmidt
Beneficiário:Sabrina Roberta Oliveira Fontanesi
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Afasia   Análise do comportamento   Equivalência de estímulos

Resumo

Os idosos representam um grupo crescente, e com isso, são necessárias estratégias de atendimento e cuidado às necessidades desse grupo. Alterações de saúde durante o envelhecimento podem causar declínios de diversos sistemas orgânicos. As principais alterações de saúde dessa população advêm, por exemplo, de acidentes vasculares cerebrais que podem causar alterações como as afasias. A despeito de resultados positivos obtidos por abordagens tradicionais do tratamento das afasias, analistas do comportamento têm desenvolvido procedimentos de ensino de repertórios verbais bem sucedidos com populações clínicas de não idosos, empregando procedimentos de exclusão e de ensino de repertórios de discriminação condicional para formação de classes de equivalência entre estímulos verbais. Os objetivos gerais deste trabalho são: a) verificar a efetividade de um procedimento de ensino de substantivos e de verbos por exclusão para grupos de idosos com afasia de Broca e de Wernicke, a partir do estabelecimento de uma linha de base de discriminações condicionais com estímulos auditivos e visuais (palavras escritas, figuras e vídeos), e b) verificar a emergência de repertórios não diretamente ensinados (relações transitivas entre estímulos, nomeação e leitura), e a sua retenção em diferentes períodos de tempo. Participarão do estudo 48 idosos, sendo 24 idosos para cada conjunto de alterações. Serão conduzidos dois estudos, nos quais os participantes serão expostos a pré-testes de repertório verbal e serão submetidos a um procedimento de ensino de relações entre palavras ditadas, figuras ou vídeos e palavras impressas, com sondas posteriores de formação de equivalência, nomeação e leitura, além de pós-testes e acompanhamento da retenção da aprendizagem em diferentes períodos pós-intervenção. O delineamento experimental empregado será de múltiplas sondagens.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FONTANESI, Sabrina Roberta Oliveira. Equivalência de estímulos e ensino por exclusão de verbos e substantivos para adultos e idosos com afasias fluentes e não fluentes. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.