Busca avançada
Ano de início
Entree

Entre a autobiografia e o Filme-Ensaio: os Documentários de Ross McElwee

Processo: 13/08742-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2017
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Pesquisador responsável:Fernão Vitor Pessoa de Almeida Ramos
Beneficiário:Gabriel Kitofi Tonelo
Instituição-sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/02194-2 - Autobiografia, ensaio e o cinema de Cambridge: os documentários de Ross McElwee, BE.EP.DR

Resumo

Este projeto pretende analisar a obra do documentarista norte-americano Ross McElwee em sua totalidade, realizando um estudo estilístico-temático de seus filmes. Trabalharemos analiticamente com conceitos que desenvolvem questões relativas à construção narrativa de aspectos autobiográficos no Cinema Documentário. A obra de McElwee é referenciada em textos que lidam com questões de subjetividade e da autorreflexão no filme documentário, como também em textos que analisam a transposição do formato ensaístico à narrativa fílmica (ou filme-ensaio). Pretende-se abordar a carreira de McElwee pensando sua obra como um processo autobiográfico ininterrupto e como um desenvolvimento ensaístico contínuo, construído através de um leque estilístico singular pelo qual o diretor tornou-se reconhecido. O alicerce bibliográfico da pesquisa será composto por obras que tematizam questões gerais da representação no Documentário (Bill Nichols, Carl Plantinga, Noel Carroll, Fernão Pessoa Ramos), obras que lidam com questões da subjetividade e da autobiografia no Documentário (Michael Renov, Jim Lane), bibliografia sobre a forma ensaística literária e cinematográfica (Theodor W. Adorno, George Lukács, Timothy Corrigan, Phillip Lopate, Laura Rascaroli, Michel de Montaigne e outros) livros e artigos publicados especificamente sobre a obra de Ross McElwee, além de entrevistas com o próprio diretor. Justifica-se o objeto desta pesquisa devido à carência de análises, no Brasil, sobre a obra documentária de McElwee. Sua filmografia fornece material de base significativo para o estudo analítico de questões da subjetividade, autobiografia e ensaísmo na narrativa documentária, temas sobre os quais nota-se crescente interesse nas pesquisas brasileiras atuais. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TONELO, Gabriel Kitofi. O documentário autobiográfico : o cinema de Cambridge e a obra de Ross McElwee. 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.