Busca avançada
Ano de início
Entree

Concepção e comportamento de cuidadores de crianças com fissura labiopalatina sobre os cuidados de enfermagem no período pós-operatório de cirurgias primárias.

Processo: 12/18085-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 30 de novembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Maria de Lourdes Merighi Tabaquim
Beneficiário:Ana Paula Ribeiro Razera
Instituição-sede: Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Vídeo educativo   Fenda labial   Cuidados de enfermagem   Período pós-operatório   Educação em saúde   Comunicação

Resumo

O presente estudo tem a finalidade de identificar a concepção e o comportamento dos cuidadores de crianças com fissura labiopalatina sobre os cuidados de enfermagem no período pós-operatório de cirurgias primárias. Trata-se de uma pesquisa clínica experimental, onde participarão 80 cuidadores de crianças com fissura labiopalatina isolada, em período pós-operatório imediato de cirurgia reparadora primária (queilopastia e/ou palatoplastia), entre 18 e 60 anos, do sexo feminino, com escolaridade fundamental, compondo dois grupos, experimental e controle. Os procedimentos de coleta de dados ocorrerão durante o período de hospitalização da criança e serão divididos em três etapas. No pré-treinamento, serão avaliados os padrões de informação sobre os cuidados pós-operatórios e o perfil comportamental, preditores de instabilidade emocional, enfrentamento, sobrecarga, flexibilidade intelectual e sinais depressivos dos cuidadores, com o emprego dos seguintes instrumentos: Protocolo de Entrevista Estruturada, Inventário de sintomas de stress para adultos, Inventário de Beck para depressão, Inventário de Beck para ansiedade, Teste não verbal de inteligência e Escala de Bourden Interview. Posteriormente, os cuidadores receberão treinamento com orientações sobre os cuidados necessários com a criança no período pós-operatório. Sendo que para o treinamento do grupo experimental será construído um vídeo educativo, o qual abordará conceitos de saúde e cuidados que deverão ser dispensados no domicílio, após a alta hospitalar. No pós-treinamento, seguido do treinamento, será reaplicado o Protocolo de Entrevista Estruturada, para avaliar o padrão de informação adquirido em ambos os grupos. Os dados serão pontuados de acordo com os critérios normativos de cada instrumento e analisados descritivamente. Serão submetidos ao estudo estatístico, com nível de significância de 5% para que as diferenças sejam consideradas significantes.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANA PAULA RIBEIRO RAZERA; ARMANDO DOS SANTOS TRETTENE; CLEIDE CAROLINA DA SILVA DEMORO MONDINI; FLAVIA MARIA RAVAGNANI NEVES CINTRA; FERNANDA PÁTARO MARSOLA RAZERA; MARIA DE LOURDES MERIGHI TABAQUIM. CONSTRUCTION OF AN EDUCATIONAL VIDEO ON POSTOPERATIVE CARE FOR CHEILOPLASTY AND PALATOPLASTY. Texto & Contexto : Enfermagem, v. 28, p. -, 2019.
ANA PAULA RIBEIRO RAZERA; ARMANDO DOS SANTOS TRETTENE; MARIA DE LOURDES MERIGHI TABAQUIM; ANA VERA NIQUERITO. Study of Burden Among Caregivers of Children with Cleft Lip and Palate. Paidéia, v. 27, n. 68, p. -, Dez. 2017.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.