Busca avançada
Ano de início
Entree

Escolha de ferramentas na quebra de cocos por macacos-prego: efeitos da forma das ferramentas

Processo: 13/11158-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Comparativa
Pesquisador responsável:Briseida Dôgo de Resende
Beneficiário:Andrés David Ballesteros Ardila
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Etologia   Comportamento de utilização de ferramentas   Comportamento animal   Comportamento de forrageamento animal   Macacos prego

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo aumentar o conhecimento dos mecanismos cognitivos e comportamentais que exibem os macacos-prego nesse processo de escolha das ferramentas, e sua eficiência na quebra. Prevemos que a forma dos martelos tem um papel relevante na escolha das ferramentas. Como predito pela teoria da percepção/ação, deve haver uma ampla margem de variabilidade entre os sujeitos e essa variabilidade deve estar diretamente relacionada à experiência de quebra dos sujeitos. Além disso, como prediz a teoria do forrageamento ótimo, a escolha dos sujeitos deve correlacionar-se positivamente com a eficiência fornecida por cada forma de ferramenta. A escolha das ferramentas na quebra de frutos encapsulados por macacos-prego é um aspecto fundamental e necessário para ter sucesso na tarefa, podendo o animal escolher a que for mais adequada ou modificar a ferramenta em função do alvo desejado. Essa escolha é possível pelo processo de detecção das potencialidades dos objetos e de suas relações, produto de uma mistura entre aprendizagem individual por tentativa e erro, e aprendizagem observacional do comportamento dos membros do grupo. Essa escolha apropriada não só tem efeito no sucesso do sujeito na obtenção do recurso alimentar, mas também sobre a eficiência do seu comportamento, podendo aumentar os benefícios e diminuir os riscos. No uso de ferramentas de percussão, pode-se escolher a ferramenta usada para quebrar o fruto encapsulado (martelo), ou a ferramenta (substrato ou objeto) sobre a qual é quebrado o fruto (bigorna), e até mesmo o fruto alvo da quebra. Para isso, faremos uma pesquisa experimental na qual pretendemos avaliar o papel da detecção das potencialidades relacionadas aos objetos que podem ser usados como ferramentas de percussão e suas relações. Explicitando como seria a escolha das ferramentas, o sucesso e o aumento da eficiência na quebra de frutos encapsulados num grupo de macacos-prego semi-livres que tem sido alvo de estudo de diversas pesquisas relacionadas à seletividade dos itens envolvidos na quebra de cocos.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARDILA, Andrés David Ballesteros. Escolha de ferramentas na quebra de cocos por macacos-prego (Sapajus spp.): Efeitos da forma das ferramentas. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.