Busca avançada
Ano de início
Entree

Distribuição espacial da incidência de dengue e da infestação por Aedes sp. em Araraquara, São Paulo: análises retrospectiva, prospectiva e fatores condicionantes

Processo: 13/02338-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Adriano Mondini
Beneficiário:Aline Chimello Ferreira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/24821-9 - Epidemiologia Espacial da Dengue em Araraquara, Brasil, BE.EP.DR
Assunto(s):Geoestatística   Epidemiologia   Distribuição espacial   Controle de doenças transmissíveis   Dengue   Araraquara (SP)

Resumo

A dengue é uma doença febril que atinge milhares de pessoas todos os anos e é considerada um grande problema de saúde pública. A cidade de Araraquara foi infestada pelo vetor há quase 30 anos e o município vem apresentando um aumento no número de casos notificados da doença. Ferramentas como Sistemas de Informações Geográficas (SIG), regressão espacial e geoestatística têm permitido aos pesquisadores entender a distribuição espacial do vetor e da doença, além de conhecer os possíveis fatores de risco. O objetivo do presente trabalho é conhecer espacialmente a distribuição dos casos de dengue e da infestação pelo vetor na cidade de Araraquara - São Paulo nos anos de 2008 a 2012, e verificar a tendência desses índices nos anos de 2013 a 2015. Também será possível levantar variáveis explicativas para a incidência de dengue (dentre elas, as varáveis socioeconômicas, demográficas, ambientais e climáticas). Além disso, o estudo permitirá verificar no espaço e no espaço-tempo, possíveis aglomerados de casos de dengue além de analisar o que ocorre nesses locais em relação ao restante do município. Para tanto, serão realizadas análises de interpolação estatística com geração de mapas contendo as incidências e infestação vetorial por período estudado. Uma análise de regressão espacial será realizada e permitirá levantar, entre diversas variáveis independentes, aquelas mais úteis na previsão da ocorrência de dengue. Para detectar aglomerados de casos de dengue, utilizaremos a técnica estatística de Scan. Dessa forma, a realização deste estudo permitirá entender o comportamento da dengue em Araraquara ao longo dos anos e direcionar medidas de prevenção, controle e vigilância. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA, ALINE CHIMELLO; NETO, FRANCISCO CHIARAVALLOTI; MONDINI, ADRIANO. Dengue in Araraquara, state of Sao Paulo: epidemiology, climate and Aedes aegypti infestation. Revista de Saúde Pública, v. 52, 2018. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Aline Chimello. Epidemiologia espacial da dengue em Araraquara, São Paulo, 2008 a 2015. 2017. 126 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Farmacêuticas..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.