Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da modulação dos fatores epigenéticos envolvidos nos momentos iniciais da infecção pelo HIV-1 em células TCD4+ em repouso

Processo: 13/09678-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Luiz Mário Ramos Janini
Beneficiário:Jorge Meneses Nunes
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):HIV-1   Virologia   Epigênese genética

Resumo

O termo epigenética refere-se a um conjunto de alterações na expressão gênica, sem modificar a sequência do DNA. Os mecanismos epigenéticos estão envolvidos em diversos fenômenos ainda não elucidados, incluindo doenças genéticas, envelhecimento e câncer. Esses mecanismos também podem ser manipulados por patógenos como, por exemplo, o HIV-1. As tendências atuais da pesquisa sobre HIV-1/AIDS e fenômenos epigenéticos têm se concentrado em elucidar o efeito desses fenômenos sobre o genoma viral, e como isso repercute sobre o ciclo do vírus, particularmente a latência. Contudo, pouco tem sido abordado a respeito das relações entre a infecção pelo HIV-1 e as possíveis modificações epigenéticas sobre o genoma da célula hospedeira. Diversos estudos têm relacionado mecanismos epigenéticos à latência do HIV-1, que é um evento tardio do ciclo replicativo. Em contrapartida, os mecanismos epigenéticos envolvidos nos momentos iniciais da infecção pelo HIV-1 ainda não estão esclarecidos. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo é investigar quais fatores epigenéticos são modulados no ínicio da infecção pelo HIV-1 nos linfócitos TCD4+ em repouso. Para isso, serão analisadas as alterações na metilação global do DNA e na modulação da expressão gênica e proteica após infecção dessas células; e os resultados desta análise ainda serão comparados à cinética de produção de transcritos virais. O estudo das modulações epigenéticas durante o início da infecção pelo HIV-1 poderá contribuir para uma melhor compreensão da interação vírus-hospedeiro e para o desenvolvimento de novas estratégias de tratamento da AIDS.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NUNES, JORGE MENESES; FURTADO, MARIA NADIEGE; DE MORAIS NUNES, EDSEL RENATA; ARARIPE SUCUPIRA, MARIA CECILIA; DIAZ, RICARDO SOBHIE; RAMOS JANINI, LUIZ MARIO. Modulation of epigenetic factors during the early stages of HIV-1 infection in CD4(+) T cells in vitro. VIROLOGY, v. 523, p. 41-51, OCT 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.