Busca avançada
Ano de início
Entree

Síndrome de Burnout e envolvimento escolar em estudantes de Farmácia-Bioquímica

Processo: 13/09923-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Juliana Alvares Duarte Bonini Campos
Beneficiário:Vanessa de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde ocupacional   Esgotamento profissional   Rendimento escolar   Estudantes de farmácia   Psicometria   Inquéritos e questionários   Análise fatorial   Análise de variância

Resumo

O objetivo deste trabalho é estimar o envolvimento escolar e o acometimento de estudantes de um curso de graduação em Farmácia-Bioquímica pela Síndrome de Burnout. Todos os estudantes matriculados no curso de Farmácia-Bioquímica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas - UNESP em 2013, período integral (n=280) e noturno (n=150), serão convidados a participar. Como instrumentos de medida serão utilizados um questionário sociodemográfico, o Inventário de Burnout de Maslach - versão estudantes (MBI-SS) e a Escala de Envolvimento Escolar. Os questionários serão auto-preenchidos pelos estudantes em sala de aula, em momento previamente agendado com os professores responsáveis por ministrar disciplinas no curso de Farmácia-Bioquímica. A sensibilidade psicométrica dos itens dos instrumentos será estimada utilizando-se as medidas de resumo (média, mediana, desvio-padrão, mínimo e máximo) e de forma (assimetria e curtose). A validade fatorial das escalas será estimada por meio de análise fatorial confirmatória (AFC) utilizando como índices de avaliação da qualidade de ajustamento x2/gl, CFI, GFI e RMSEA. A validade convergente será estimada pela Variância extraída média (VEM) e a confiabilidade pela confiabilidade composta (CC) e pelo Coeficiente alfa de Crombach. A prevalência da Síndrome de Burnout será estimada por ponto e por intervalo de 95% de confiança. A comparação dos escores médios dos fatores das escalas (Envolvimento escolar e Burnout) segundo as variáveis de interesse será realizada por meio de Análise de Variância (ANOVA). Será confeccionada uma Matriz de Correlação de Pearson (r) entre os fatores das escalas e a significância dos coeficientes será avaliada utilizando o teste t Student. O nível de significância adotado será de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZUCOLOTO, MIRIANE LUCINDO; DE OLIVEIRA, VANESSA; MAROCO, JOAO; DUARTE BONINI CAMPOS, JULIANA ALVARES. School engagement and burnout in a sample of Brazilian students. CURRENTS IN PHARMACY TEACHING AND LEARNING, v. 8, n. 5, p. 659-666, SEP-OCT 2016. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.