Busca avançada
Ano de início
Entree

"Grandiosos batuques": identidades e experiências dos trabalhadores urbanos africanos de Lourenço Marques (1890-1930).

Processo: 13/11516-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História
Pesquisador responsável:Lucilene Reginaldo
Beneficiário:Matheus Serva Pereira
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Moçambique

Resumo

O presente projeto tem como objeto investigar as identidades e as experiências dos trabalhadores africanos da cidade de Lourenço Marques entre o final do século XIX até meados da década de 1930. Os batuques praticados no espaço urbano serão tomados como uma janela privilegiada para o mundo dessas pessoas. Localizada no sul de Moçambique, a cidade de Lourenço Marques tornou-se capital do colonialismo português na região na década de 1890, tendo crescido aceleradamente nas primeiras décadas do século XX. Sua importância estratégica enquanto lugar de passagem de trabalhadores e mercadorias atraiu uma população diversificada, composta por pessoas de diferentes regiões: europeus de diversas nações, indianos, chineses e, sobretudo, africanos que habitavam as áreas rurais ao redor da cidade ou ao sul do rio Save. Esse crescimento foi acompanhado por um processo de aprendizagem da colonização pelo poder metropolitano. No bojo deste processo foram elaboradas categorias classificatórias que, do ponto de vista social e jurídico, visavam controlar a população sob o domínio português. No entanto, a categorização das populações urbanas originárias do atual Moçambique pelo discurso colonial não dá conta da multiplicidade das identidades e experiências desses sujeitos. Portanto, questionar as próprias classificações homogeneizadoras será outra preocupação da pesquisa. A dificuldade para se estudar grupos excluídos torna imperativa a utilização de fontes múltiplas para atingir os objetivos da pesquisa. Assim, pretendo reconstituir as experiências e as identidades dos trabalhadores africanos de Lourenço Marques, bem como as categorias classificatórias e seus usos, através da documentação produzida no âmbito do dia a dia administrativo colonial, dos relatórios e memórias publicados, da rica e vasta imprensa laurentina e, principalmente, através de processos crimes.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Matheus Serva. "Grandiosos batuques" : identidades e experiências dos trabalhadores urbanos africanos de Lourenço Marques (1890-1930). 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.