Busca avançada
Ano de início
Entree

Impactos da Guerra Civil Americana nos destinos da Escravidão no Brasil e em Cuba, 1861-1888

Processo: 13/08792-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 30 de junho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História da América
Pesquisador responsável:Maria Helena Pereira Toledo Machado
Beneficiário:Clicea Maria Augusto de Miranda
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estados Unidos   Escravidão   Brasil   Cuba

Resumo

Este projeto analisa a repercussão da Guerra Civil Norte-Americana (1861-1865) no Brasil e em Cuba entre 1861 e 1888, e seu impacto nas discussões sobre o destino da escravidão e, sobretudo, nas diferentes propostas de abolição.A pesquisa pretende esses vieses do conflito norte-americano através das notícias de jornais, correspondências diplomáticas, discursos parlamentares e projetos emancipacionistas, além de escritos de intelectuais brasileiros e cubanos.Tendo como questão central a escravidão nos Estados Unidos, o conflito, desencadeado durante a presidência de Abraham Lincoln, foi polarizado entre os Estados do norte, que buscavam a união nacional e a emancipação dos escravizados, e os Estados confederados do sul, que intencionavam manter a escravidão.Enquanto nos Estados Unidos a proposta de abolição da escravatura levava à Guerra Civil, países como Brasil e Cuba aparentemente procuravam não se confrontar com a questão, afinal foram os dois últimos a por fim a essa lógica de trabalho nas Américas.De qualquer forma, a chamada boa sociedade do império do Brasil e a elite colonial cubana, mas também seus escravizados acompanharam o desenrolar do conflito nos Estados Unidos. Assim, o objetivo desta pesquisa é verificar como as informações sobre a guerra chegavam ao Brasil e em Cuba, de que modo eram interpretadas e em que medida influenciaram os discursos sobre a escravidão e a abolição nestes dois países.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MIRANDA, Clicea Maria Augusto de. Repercussões da Guerra Civil americana no destino da escravidão no Brasil - 1861-1888. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.