Busca avançada
Ano de início
Entree

Origem botânica e fitogeográfica do mel e cargas de pólen provenientes da comunidade quilombola Porto Velho, município de Iporanga, Vale do Ribeira (São Paulo)

Processo: 13/03182-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Botânica Aplicada
Pesquisador responsável:Cynthia Fernandes Pinto da Luz
Beneficiário:Laura Benitez Bosco
Instituição-sede: Instituto de Botânica. Secretaria do Meio Ambiente (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Palinologia

Resumo

A apicultura é uma alternativa para o desenvolvimento da agricultura familiar, especialmente em locais de mata preservada, como o Vale do Ribeira no Estado de São Paulo. Essa região necessita de atividades econômicas de baixo impacto ambiental e que preservem sua riqueza natural. Neste cenário, a criação racional de abelhas é de extrema importância para a geração de renda nas comunidades quilombolas locais através de uma produção sustentável e para a preservação da flora nativa. Nesse sentido o projeto visa caracterizar a origem botânica e fitogeográfica do mel e cargas de pólen produzidos na comunidade quilombola Porto Velho a fim de auxiliar seu processo de certificação e ampliar os conhecimentos sobre a flora apícola no Brasil. Serão coletadas mensalmente amostras de mel e cargas de pólen bem como ramos de espécies vegetais em floração em um raio de 500m em torno do apiário. o preparo das amostras de mel, cargas de pólen e de grãos de pólen seguirá a metodologia clássica europeia sem uso de acetólise e a identificação das plantas será realizada com auxílio de especialistas. Os resultados esperados são: auxiliar no desenvolvimento sustentável de uma comunidade quilombola de região carente do Estado de São Paulo através da Melissopalinologia, além de ampliar o conhecimento sobre a flora apícola no estado.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BOSCO, LAURA BENITEZ; PINTO DA LUZ, CYNTHIA FERNANDES. Pollen analysis of Atlantic forest honey from the Vale do Ribeira Region, state of Sao Paulo, Brazil. GRANA, v. 57, n. 1-2, p. 144-157, 2018. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.