Busca avançada
Ano de início
Entree

Perfil mutacional de linhagens primárias de glioblastomas

Processo: 13/15515-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Rui Manuel Vieira Reis
Beneficiário:Weder Pereira de Menezes
Instituição-sede: Hospital do Câncer de Barretos. Fundação Pio XII (FP). Barretos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/19590-0 - Perfil mutacional de linhagens primárias de glioblastomas, AP.R
Assunto(s):Glioblastoma   Sequenciamento de nova geração   Genômica   Mutação   Técnicas e procedimentos diagnósticos

Resumo

Glioblastomas são os tumores cerebrais mais frequentes e malignos dentre os tumores do sistema nervoso central (SNC). É uma neoplasia incurável, com uma média de sobrevida de aproximadamente 13 meses, e menos de 2% dos pacientes atingem 5 de sobrevida anos após o tratamento. O baixo sucesso no tratamento desses tumores se dá em parte ao pouco entendimento de suas bases moleculares. Para esse entendimento, muitos estudos in vitro são feitos em culturas de células imortalizadas, que muitas vezes não representam fidedignamente os tumores primários, uma vez que sofreram alterações moleculares durante o processo de imortalização. Sendo assim, o objetivo do presente projeto é a caracterização molecular das mutações pontuais presentes em genes relacionados à oncogênese (através de sequenciamento de nova geração na plataforma Ion Torrent) nas linhagens primárias de glioblastomas do Hospital de Câncer de Barretos, para a integração com as análises de instabilidade cromossômica, e comparação com alterações encontradas nos tumores primários dos mesmos pacientes. Com isso, pretende-se selecionar as linhagens primárias que possuam o perfil molecular mais próximo dos tumores primários que serão futuramente utilizadas como modelos in vitro para avaliar a funcionalidade de genes associada aos glioblastomas e possibilitar o screening de fármacos mais eficazes e específicos em tumores gliais. Pretendemos ainda estabelecer os alicerces para a realização de um painel de mutações especifico para glioblastomas, que terá um impacto importante na rotina diagnostica de tumores cerebrais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
EVANGELISTA, ADRIANE FEIJO; DE MENEZES, WEDER PEREIRA; BERARDINELLI, GUSTAVO NORIZ; DOS SANTOS, WELLINGTON; SCAPULATEMPO-NETO, CRISTOVAM; GUIMARAES, DENISE PEIXOTO; CALIN, GEORGE A.; REIS, RUI MANUEL. Pyknon-Containing Transcripts Are Downregulated in Colorectal Cancer Tumors, and Loss of PYK44 Is Associated With Worse Patient Outcome. FRONTIERS IN GENETICS, v. 11, NOV 12 2020. Citações Web of Science: 0.
BIDINOTTO, LUCAS TADEU; TORRIERI, RAUL; MACKAY, ALAN; ALMEIDA, GISELE CARAVINA; VIANA-PEREIRA, MARTA; CRUVINEL-CARLONI, ADRIANA; SPINA, MARIA LUISA; CAMPANELLA, NATHALIA CRISTINA; DE MENEZES, WEDER PEREIRA; CLARA, CARLOS AFONSO; BECKER, ALINE PAIXAO; JONES, CHRIS; REIS, RUI MANUEL. Copy Number Profiling of Brazilian Astrocytomas. G3-GENES, GENOMES, GENETICS, v. 6, n. 7, p. 1867-1878, JUL 1 2016. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.