Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle da cinética de cristalização de catalisadores zeolíticos lamelares por adição de sementes

Processo: 13/14938-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Tecnologia Química
Pesquisador responsável:Leandro Martins
Beneficiário:Guilherme Pires de Campos
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/01449-3 - Desenvolvimento de catalisadores heterogêneos porosos para a conversão de matérias-primas renováveis, AP.JP
Assunto(s):Zeolitas   Processo sol-gel   Sementes   Catálise heterogênea

Resumo

O uso de sementes na síntese de zeólitas permite aprimorar e desenvolver novas estruturas, controlar melhor o tempo dos processos de cristalização e tornar viável o emprego industrial de zeólitas ainda sem potencial de aplicação, inviabilizados pela complexidade da síntese e custo do direcionador orgânico. No passado, o uso destes compostos orgânicos adicionados à síntese possibilitou a síntese de zeólitas de alto teor de silício e de outras sintéticas desconhecidas até então como mineral natural, no entanto a sua substituição por sementes é altamente desejável. No contexto das zeólitas a MCM-22 (estrutura MWW) é um dos materiais mais interessantes entre as zeólitas sintetizadas até hoje, isto ocorre devido à existência de dois sistemas de canais independentes, um formado por canais sinusoidais em duas dimensões e outro com cavidades largas. Várias caracterizações estruturais e superficiais, tal como difração de raios X, fisissorção de nitrogênio e microscopia eletrônica de varredura serão utilizadas para compreensão dos mecanismos envolvidos na síntese deste material na presença de sementes.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES, MARIANA V.; VIEIRA, LUIZ H.; CAMPOS, GUILHERME P.; MARTINS, LEANDRO. Effect of different seed sources on the hydrothermal crystallization of MCM-22 zeolite catalysts. CrystEngComm, v. 20, n. 25, p. 3467-3475, JUL 7 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.