Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da ordem dè curto e médio alcance nas propriedades físicas dè compostos dè interesse tecnológico: supercondutores e ferroelétricos

Processo: 13/02160-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Eduardo Granado Monteiro da Silva
Beneficiário:Martín Eduardo Saleta
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cristalografia

Resumo

Neste projeto realizaremos experimentos de espalhamento total de raios-X e/ou neutrons em supercondutores pnictídeos de Fe e ferroelétricos do tipo "relaxors", analisando os resultados através do método de função de distribuição de pares (PDF). Esta técnica permite a investigação da estrutura atômica de curto e médio alcance, comparando-a com aquela obtida pelas análises convencionais de difração de raios-X e/ou neutrons e EXAFS. No caso dos supercondutores à base de Fe, pretendemos investigar de forma comparativa os efeitos da substituição de metais de transição M na estrutura atômica de curto e médio alcance na família BaFe2-xMxAs2, tentando correlacionar estas propriedades com a ocorrência ou não de supercondutividade para as diferentes substituições. Para o caso dos ferroelétricos "relaxors", pretendemos obter informação sobre a estrutura local em escala nanométrica para o sistema Pb1-xLaxZr1-yTiyO3, tentando identificar a presença de regiões nanométricas polares que levariam ao intrigante comportamento elétrico observado. Além do melhor entendimento da Física destas famílias de materiais, neste projeto pretendemos contribuir com a otimização da instrumentação e metodologia empregados nas medidas de espalhamento total e análise por PDF utilizando as facilidades da nova linha de luz XDS (X-ray diffraction and spectroscopy) do LNLS, utilizando também outras facilidades abertas ao redor do mundo, quando necessário. Também pretendemos analisar medidas de difração de raios-X por métodos convencionais (como método de Rietveld) e realizar experimentos e análise de EXAFS (Extended X-ray Absorption Fine Structure), completando uma extensa análise estrutural nestes materiais já iniciada em projetos anteriores.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SALETA, M. E.; ELEOTERIO, M.; MESQUITA, A.; MASTELARO, V. R.; GRANADO, E. Atomic pair distribution function at the Brazilian Synchrotron Light Laboratory: application to the Pb1-xLaxZr0.40Ti0.60O3 ferroelectric system. JOURNAL OF SYNCHROTRON RADIATION, v. 24, n. 5, p. 1098-1104, SEP 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.