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O realismo e o popular no cinema brasileiro contemporâneo

Processo: 12/51335-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia
Pesquisador responsável:Waldenyr Caldas
Beneficiário:Ana Daniela de Souza Gillone
Instituição-sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cinema brasileiro   Realismo

Resumo

O vínculo que há entre representações do popular e realismo estético na história do cinema brasileiro corrobora com o propósito desta pesquisa no que tange sua análise sobre os aspectos estéticos, políticos e sociais dos filmes que tematizam o popular na contemporaneidade. O cinema recente que se interessa pelo universo das classes populares geralmente utiliza imagens consideradas documentais, entre outros elementos que reforçam características supostamente realistas em sua estética, que nos instiga a questioná-la sobre sua condição política. Interessa saber sobre os modos pelos quais os filmes contemporâneos se engajam no presente para construir uma crítica sobre o país. O desafio é encontrar os liames entre as questões políticas e sociais e as formas de representações do popular nos filmes, considerando o que elas provocam, os impasses que enfrentam e, ainda, a maneira como se situam na história do cinema e do país. As tensões que se armam no processo de construção das representações do popular - da produção à recepção fílmica - são os principais focos de análise. Nesse processo, o realismo estético tem um papel preponderante. Trata-se, então, de pensar quais são os construtos que se desenvolveram na associação entre popular e realismo. (AU)