Busca avançada
Ano de início
Entree

Penetração do hipoclorito de sódio na dentina: efeito da composição do irrigante e da técnica de irrigação

Processo: 13/01436-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Pesquisador responsável:Gisele Faria
Beneficiário:Leonardo Romanelli Alves de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Hipoclorito de sódio   Surfactantes   Dentina

Resumo

A capacidade do irrigante em penetrar em áreas não atingidas pelos instrumentos durante o preparo do canal radicular é fundamental para o desbridamento e desinfecção do sistema de canais radiculares. Os objetivos do presente estudo serão avaliar a penetração em túbulos dentinários de diferentes irrigantes de hipoclorito de sódio (NaOCl) com e sem surfactante (parte 1) e o efeito da irrigação ultrassônica passiva (PUI) nessa penetração (parte 2). Na parte 1 do trabalho, o terço médio das raízes de 32 incisivos bovinos serão instrumentados, corados com violeta cristal e seccionados longitudinalmente. Os espécimes serão distribuídos em 6 grupos (n=10) e serão imersos nos irrigantes endodônticos Chlor-Extra (NaOCl a 5,8% + surfactante; Vista Dental Products, Racine, WI, USA); NaOCl a 5,8%; NaOCl a 2,5% com cetramida a 0,2%; NaOCl a 2,5%; ChlorCid V (NaOCl a 3% na forma de gel - Ultradent, South Jordan, UT, USA), ChlorCid (NaOCl a 3% na forma de solução - Ultradent), durante 20 minutos. A análise da penetração do NaOCl na dentina será realizada medindo-se da profundidade da violeta cristal clareada que será visualizada por meio de estereomicroscópio em aumento de 40x. Na parte 2 do trabalho, 24 incisivos bovinos, com as raízes padronizadas em 15 mm, serão instrumentados e corados com violeta cristal. As raízes serão distribuídas em 2 grupos (n=10) de acordo com o protocolo de irrigação final utilizado: G1- NaOCl a 2,5% com irrigação ultrassônica passiva e G2 - NaOCl a 2,5% sem irrigação ultrassônica passiva. O período de irrigação nos 2 grupos será de 2 minutos. As raízes serão seccionadas longitudinalmente e a análise da penetração do NaOCl na dentina será realizado medindo-se da profundidade da violeta cristal clareada usando um estereomicroscópio sob aumento de 40x nos 3 terços do canal radicular. A análise estatística será determinada com base na distribuição e homocedasticidade dos dados empregando nível de significância de 5% para as duas partes do estudo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FARIA, G.; VIOLA, K. S.; COAGUILA-LLERENA, H.; OLIVEIRA, L. R. A.; LEONARDO, R. T.; ARANDA-GARCIA, A. J.; GUERREIRO-TANOMARU, J. M. Penetration of sodium hypochlorite into root canal dentine: effect of surfactants, gel form and passive ultrasonic irrigation. International Endodontic Journal, v. 52, n. 3, p. 385-392, MAR 2019. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.