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Estudo do efeito aeroacústico de um selo localizado na cova do eslate

Processo: 13/11307-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 30 de setembro de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Aerodinâmica
Pesquisador responsável:Marcello Augusto Faraco de Medeiros
Beneficiário:Fernando Henrique Tadashi Himeno
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Aeroacústica

Resumo

Com o desenvolvimento da política de proteção ambiental evidenciado nos últimos anos, a indústria aeronáutica passou a incluir como ponto importante no projeto de novas aeronaves o impacto do ruído causado pelas suas superfícies durante o voo, em especial durante a aterrissagem, já que é o momento em que a aeronave está mais próxima das comunidades adjacentes e tem acionadas suas superfícies hiper-sustentadoras, as grandes responsáveis pela poluição sonora das aeronaves atuais nessa situação. Dentre essas superfícies está o eslate, superfície localizada no bordo de ataque da asa e que se estende por grande parte de sua extensão, sendo assim contribuinte significativo à produção de ruído. Partindo dessa premissa, este projeto tem por finalidade estudar o ruído causado por um selo localizado na cova do eslate que possui funções como a proteção mecânica do mecanismo durante sua retração e isolamento da região entre o eslate e elemento principal da asa na situação em que o eslate não é mais necessário, evitando dessa forma que haja um escoamento não previsto em projeto. Para tal estudo, pretende-se analisar computacionalmente o escoamento não estacionário através do eslate com selo usando um código comercial, o PowerFLOW, que é baseado no Método Lattice-Boltzmann.

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