Busca avançada
Ano de início
Entree

Biomarcadores para distrofia muscular de Duchenne: estudo metabolômico e imunoenzimático em pacientes e em camundongos mdx

Processo: 13/00312-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Anatomia
Pesquisador responsável:Maria Julia Marques
Beneficiário:Cintia Yuri Matsumura
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Distrofia muscular de Duchenne   Metaboloma   Biomarcadores   Morfologia (anatomia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:camundongo mdx | Degeneração muscular | Distrofia Muscular de Duchenne | marcadores biológicos | Metaboloma | Morfologia

Resumo

Marcadores biológicos são componentes celulares, estruturais e bioquímicos mensuráveis que podem ser utilizados como parâmetros para avaliar a presença e a progressão de uma doença ou o efeito de um tratamento. A distrofia muscular de Duchenne (DMD) é uma doença degenerativa e progressiva que acomete os músculos estriados esquelético e cardíaco levando o paciente a óbito. Considerando que vários tratamentos estão sendo testados para minimizar a evolução da DMD, prolongando e melhorando a qualidade de vida dos pacientes, a identificação de novos marcadores biológicos para avaliar a progressão da doença e os efeitos destes tratamentos é fundamental. Por permitirem uma visão integrada das alterações biológicas causadas por uma patologia, análises do genoma, proteoma e metaboloma estão sendo utilizadas para a identificação de novos marcadores, uma vez que os parâmetros utilizados atualmente como a enzima creatina quinase, a avaliação de força muscular e a histologia de biópsias apresentam algumas limitações. Sendo assim, nosso objetivo é identificar novos marcadores biológicos séricos para o monitoramento da progressão e da terapêutica da DMD através do metaboloma por ressonância magnética nuclear e da quantificação de marcadores de inflamação, fibrose e regeneração muscular por ELISA em pacientes DMD e em seu modelo experimental camundongos mdx. Nossos resultados contribuirão para a avaliação da progressão da doença e de novos fármacos em estudos clínicos para a DMD e poderão ser de grande utilidade para os estudos translacionais, pois pretendemos identificar marcadores presentes tanto em humanos como em camundongos mdx. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CARVALHO, SAMARA CAMACARI; MATSUMURA, CINTIA YURI; NETO, HUMBERTO SANTO; MARQUES, MARIA JULIA. Identification of plasma interleukins as biomarkers for deflazacort and omega-3 based Duchenne muscular dystrophy therapy. CYTOKINE, v. 102, p. 55-61, . (12/15492-3, 14/04782-6, 13/00312-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.