Busca avançada
Ano de início
Entree

A exaltação do gênio: um estudo sobre a construção do ethos em Fernando Pessoa

Processo: 13/09613-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 31 de maio de 2015
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Outras Literaturas Vernáculas
Pesquisador responsável:Caio Márcio Poletti Lui Gagliardi
Beneficiário:Alex de Araujo Neiva
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura portuguesa   Escritores   Ethos   Gênio   Análise de correspondência

Resumo

Este projeto consiste no estudo da noção de gênio em Fernando Pessoa. Delimita por objetivo a identificação e análise de seu alcance e grau de penetração tanto nas formulações estéticas quanto poéticas do autor. O trabalho se divide em três frentes, que definem a metodologia utilizada e o recorte do corpus investigado. A primeira, que se desenvolveu durante a Iniciação Científica, aborda o ethos do "homem de gênio" nas cartas a João Gaspar Simões, Adolfo Casais Monteiro e Armando Côrtes-Rodrigues. Procurou-se ainda apresentar a cristalização de uma imagem autoral sob a ótica da fortuna crítica pessoana, especificamente em Gaspar Simões, Casais Monteiro, Jacinto do Prado Coelho e Eduardo Lourenço, aqui considerados como críticos fundamentais para a compreensão do mito-Pessoa. A segunda frente do trabalho propõe a análise dos textos teóricos de Pessoa sob a perspectiva do gênio, pormenorizadamente os escritos sobre a questão Shakespeare-Bacon, reunidos na edição crítica de Jerônimo Pizzaro; e os textos relativos ao tema que se encontram nas Páginas de doutrina estética (Sel., pref. e notas por Jorge de Sena), Páginas íntimas e de auto-Interpretação, e nas Páginas de textos de estética e de teoria e crítica literárias, (Sel.,pref e notas por Georg Rudolf Lind e Jacinto do Prado Coelho). A terceira frente se concentrará no estudo das obras Mensagem (organização e introdução de Caio Gagliardi) e Primeiro Fausto (organização e introdução de Duílio Colombini). Analisaremos as apropriações que Pessoa fez de Carlyle, sobretudo das famosas conferências em torno de Os Heróis, e as implicações do ethos do "gênio louco" em Primeiro Fausto.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NEIVA, Alex de Araujo. A exaltação do gênio: um estudo sobre a construção do ethos em Fernando Pessoa. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.