Busca avançada
Ano de início
Entree

Coexposição a metilmercúrio e chumbo em ratos: distribuição no organismo, avaliação da genotoxicidade e parâmetros de estresse oxidativo, e possível efeito protetor do fruto maná cubiu (Solanum sessiliflorum Dunal)

Processo: 13/05560-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 16 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise Toxicológica
Pesquisador responsável:Fernando Barbosa Júnior
Beneficiário:Eloisa Silva de Paula
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Mercúrio (elemento químico)   Chumbo   Estresse oxidativo   Genotoxicidade   Intoxicação por chumbo   Intoxicação por mercúrio

Resumo

A avaliação da toxicidade frente a exposição concomitante a mais de um elemento químico é um tópico desafiador e relativamente recente na literatura, uma vez que a maioria dos estudos toxicológicos tem focado nos efeitos tóxicos decorrentes da exposição a apenas um agente químico. No Brasil, na região Amazônica, a população ribeirinha está exposta simultaneamente, e de forma crônica, a dois elementos químicos tóxicos (Hg e Pb), sendo que esta exposição ocorre principalmente por meio da ingestão de peixes contaminados com Hg e da farinha de mandioca contaminada com Pb. No entanto, uma vez que a farinha e o peixe são a base da alimentação desta população, não é possível propor que esses alimentos deixem de ser ingeridos. Uma alternativa seria propor a ingestão concomitante de outros alimentos, como as frutas nativas, que possuam nutrientes com atividade protetora contra os efeitos tóxicos causados por esses contaminantes. O maná cubiu (Solanum sessiliflorum Dunal) é um fruto nativo da região Amazônica, bastante nutritivo e utilizado no tratamento da anemia e no controle dos níveis elevados de colesterol, ácido úrico e glicose. Diante do exposto, este projeto busca avaliar os efeitos tóxicos decorrentes da exposição oral ao MeHg e ao Pb conjuntamente, de forma crônica e em baixas doses, em ratos, considerando diferentes biomarcadores. Além disso, o estudo propõe avaliar também o possível efeito protetor da polpa do fruto maná cubiu frente a esta coexposição. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE PAULA, ELOISA SILVA; HORNOS CARNEIRO, MARIA FERNANDA; GROTTO, DENISE; HERNANDES, LIVIA CRISTINA; GREGGI ANTUNES, LUSANIA MARIA; BARBOSA, JR., FERNANDO. Protective effects of niacin against methylmercury-induced genotoxicity and alterations in antioxidant status in rats. JOURNAL OF TOXICOLOGY AND ENVIRONMENTAL HEALTH-PART A-CURRENT ISSUES, v. 79, n. 4, p. 174-183, FEB 16 2016. Citações Web of Science: 7.
DA SILVA, RAQUEL FRENEDOSO; MISSASSI, GABRIELA; BORGES, CIBELE DOS SANTOS; DE PAULA, ELOISA SILVA; HORNOS CARNEIRO, MARIA FERNANDA; GROTTO, DENISE; BARBOSA JUNIOR, FERNANDO; KEMPINAS, ANDWILMA DE GRAVA. Phytoremediation Potential of Mana-Cubiu (Solanum sessiliflorum Dunal) for the Deleterious Effects of Methylmercury on the Reproductive System of Rats. BIOMED RESEARCH INTERNATIONAL, 2014. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PAULA, Eloisa Silva de. Avaliação dos efeitos tóxicos resultantes da exposição crônica a baixas doses de chumbo e metilmercúrio, associados ou não, e do possível efeito protetor da niacina diante desta exposição. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.