Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo e caracterização de materiais orgânicos para dosimetria de campos pequenos com ressonância magnética eletrônica

Processo: 13/03258-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física
Pesquisador responsável:Oswaldo Baffa Filho
Beneficiário:Amanda Burg Rech
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/02494-3 - Dosimetria de campos pequenos com materiais orgânicos e espectroscopia de ressonância magnética eletrônica, BE.EP.DR
Assunto(s):Física médica   Dosimetria

Resumo

A utilização de campos pequenos em radioterapia apresenta algumas dificuldades, como a limitação dimensional dos dosímetros e o desequilíbrio eletrônico lateral. A alta dose administrada faz com que o controle e acurácia do tratamento sejam precisamente assegurados. Dentre as técnicas utilizadas em dosimetria existe a ressonância magnética eletrônica (RME) em conjunto com materiais sensíveis à radiação. A espectroscopia de RME é capaz de detectar elétrons desemparelhados, que podem ser originários da interação da radiação ionizante com a matéria. Ao alterar a cavidade do espectrômetro, como com a utilização de um ressonador loop-gap, a sensibilidade da técnica é aperfeiçoada, ampliando a detecção para amostras de pequenas dimensões ou com pequena quantidade de material. Dentre os novos materiais utilizados está a 2-metil-alanina e o formiato de lítio, apresentando sensibilidade superior ao amplamente reconhecido dosímetro de alanina, com eficiência para dosimetria de baixas doses (baixo número de spins gerados pela radiação) ou de altas doses e pequenas dimensões, no qual ainda não foram muito explorados, sendo necessário o aprofundamento no estudo e caracterização destes materiais. Para complementar, códigos computacionais são capazes de simular interações físicas em sistemas complexos, facilitando a verificação e comparação entre resultados teóricos e experimentais. Deste modo, este projeto visa à produção e caracterização de dosímetros de 2-metil-alanina e formiato de lítio de pequenas dimensões, para a dosimetria de campos pequenos em conjunto com a RME e simulações computacionais obtidas por método Monte Carlo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRAVO-MIRANDA, CARLOS; RECH, AMANDA BURG; OLIVEIRA, HARLEY FRANCISCO; BERTUCCI, EDENYSE; CORDOVA-FRAGA, TEODORO; BAFFA, OSWALDO. Measurement of rectum dose by in vivo alanine/ESR dosimetry in gynecological Ir-192 HDR brachytherapy. Radiation Measurements, v. 75, p. 45-52, APR 2015. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RECH, Amanda Burg. Small radiation field and alternative materials in dosimetry with electron magnetic resonance spectroscopy. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.