Busca avançada
Ano de início
Entree

Defesas químicas em plantas e insetos neotropicais

Processo: 13/15612-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Jose Roberto Trigo
Beneficiário:Carlos Henrique Zanini Martins
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/17708-0 - Defesas químicas em plantas e insetos neotropicais, AP.R
Assunto(s):Ecologia química   Ácidos aristolóquicos

Resumo

O projeto "DEFESAS QUÍMICAS EM PLANTAS E INSETOS NEOTROPICAIS", na modalidade Auxílio Pesquisa, aprovado pela FAPESP, envolve o estudo da atividade e variação geográfica e temporal de compostos de defesa em plantas e insetos. Esse projeto tem no momento a participação de 2 doutorandos, 1 mestrando e 4 alunos de iniciação científica. No âmbito desse projeto o bolsista participará em diversas atividades, como: (i) auxílio na extração, isolamento, quantificação e caracterização de compostos químicos envolvidos na defesa de plantas e insetos e (ii) atividade de manutenção do laboratório químico (organização de material, auxílio na limpeza de equipamentos e bancadas, e manutenção de equipamentos).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAGALHAES, ALEXANDRE EDUARDO; ZANINI MARTINS, CARLOS HENRIQUE; VERCOSA, DIOMAR; MASSUDA, KAMILA FERREIRA; TRIGO, JOSE ROBERTO. Ants visiting extrafloral nectaries and pyrrolizidine alkaloids may shape how a specialist herbivore feeds on its host plants. ARTHROPOD-PLANT INTERACTIONS, v. 11, n. 5, p. 629-639, OCT 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.