Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de serviços ecossistêmicos de produção e regulação de água em função de cenários de uso e manejo do solo em microbacia agrícola.

Processo: 13/08537-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 30 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Pesquisador responsável:Silvio Frosini de Barros Ferraz
Beneficiário:Aline Aparecida Fransozi
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Serviços ambientais   Modelagem   Hidrologia de floresta

Resumo

O uso e cobertura do solo e suas práticas de manejo agrícola exercem grande influência nos fluxos biogeoquímicos em microbacias. A modelagem dos processos hidrológicos na microbacia permite entender melhor o papel do uso e cobertura do solo no oferecimento de serviços ecossistêmicos, gerando informações podem auxiliar seu manejo e servir de base para programas de pagamento por serviços ambientais. Diante do exposto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a dinâmica hidrológica de um riacho considerando diferentes cenários de uso e manejo agrícola do solo na sua área de captação. A área de estudo compreende a microbacia hidrográfica do ribeirão dos Marins, localizada em Piracicaba-SP. Os processos foram modelados em um estudo anterior através do modelo hidrológico Gridded Surface Subsurface Hydrologic Analysis (GSSHA). Serão elaborados cenários com faixas de reflorestamento em Áreas de Preservação Permanente (APP) de acordo com a nova legislação florestal, diferentes porcentagens da microbacia ocupadas por silvicultura de eucalipto para avaliar a influência desse uso do solo; e cenários considerando a adoção das práticas conservacionistas. O balanço hídrico será utilizado para a análise das entradas e saídas da microbacia, enquanto o tempo de pico, o escoamento direto e as vazões máximas, médias e mínimas serão analisados e comparados por meio de hidrogramas simulados.