Busca avançada
Ano de início
Entree

Diagnóstico da gestão dos recursos hídricos no município de Americana (SP), utilizando geotecnologias

Processo: 13/10859-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Lindon Fonseca Matias
Beneficiário:Debora Cristina Cantador
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/10556-9 - Gestão dos recursos hídricos no Brasil e Portugal: uma análise comparativa das políticas públicas ambientais e os instrumentos de gestão, BE.EP.MS
Assunto(s):Geografia urbana   Geoprocessamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Geografia Urbana | Geoprocessamento | gestão recursos hídricos | Geoprocessamento

Resumo

O município de Americana (SP), localizado na região leste do Estado de São Paulo, faz parte da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e vem apresentando durante as últimas décadas um acentuado processo de urbanização, chegando atualmente a uma taxa de 99,5%. Os recursos hídricos no município possuem grande valor histórico e ambiental, uma vez que o povoado foi consolidado a partir da fundação da Companhia Paulista de Linhas Férreas e Fluviais. Porém, o rápido crescimento da urbanização e da industrialização compromete de forma significativa os recursos hídricos, influenciando e alterando o regime do ciclo hidrológico. Dessa forma, os rios vêm sofrendo com todos os impactos que as alterações antrópicas causam, gerando a necessidade de um planejamento e ordenamento adequado, uma vez que o meio ambiente e a população fazem parte de uma dinâmica com efeitos inter-relacionados. Tendo em vista a pretensão do município ter uma gestão adequada, há a necessidade de legislações que auxiliem nesse quesito. Quando se trata de recursos hídricos, o município não possui leis específicas para isso, estando sujeito às leis de âmbito federal e estadual, que podem não ser suficientes para atender a demanda na escala municipal. As leis precisam ser trabalhadas com uma gestão integrada, que se preocupa com fatores sociais, econômicos, políticos e ambientais. Para isso, será realizado um diagnóstico detalhado sobre como a gestão dos recursos hídricos é efetivada em Americana, visando verificar se a existência de uma lei específica de recursos hídricos para o município é realmente necessária ou se as leis já existentes, que trabalham em escalas nacionais e federais, podem regular este recurso de maneira a prover todas as necessidades em escala municipal no que diz respeito, por exemplo, ao uso, distribuição, saneamento básico e preservação. O uso de geotecnologias será necessário para que esta verificação seja realizada, de forma a contribuir para a aquisição de dados com precisão assim como para compreender adequadamente o território, apresentando-se como forma de subsidiar a análise, produção e integração de informações para uma gestão e planejamento no município.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DEBORA CRISTINA CANTADOR; LINDON FONSECA MATIAS. APLICABILIDADE DE GEOTECNOLOGIAS PARA SUBSIDIAR A GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS EM AMERICANA (SP). Sociedade e Natureza, v. 29, n. 1, p. 155-171, . (13/10859-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CANTADOR, Debora Cristina. Diagnóstico da gestão dos recursos hídricos no município de Americana (SP), utilizando geotecnologias. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.