Busca avançada
Ano de início
Entree

Entoação do contorno neutro do português de Guiné-Bissau

Processo: 13/08329-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Língua Portuguesa
Pesquisador responsável:Flaviane Romani Fernandes Svartman
Beneficiário:Vinícius Gonçalves dos Santos
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fonologia

Resumo

Este projeto tem por objetivos centrais: (i) a descrição e a análise do fraseamento entoacional do contorno de sentenças declarativas neutras do português de Guiné-Bissau (PGB), especificamente no que se refere à investigação da relação entre atribuição de eventos tonais ao contorno entoacional e formação de domínios prosódicos; e (ii) a comparação dos resultados obtidos para o fraseamento entoacional nos dados de PGB com o fraseamento entoacional já descrito em trabalhos anteriores para o português do Brasil (PB).Para alcançar os objetivos ora definidos, o projeto prevê: (a) a adaptação e a gravação, com auxílio de falantes nativos de PGB, de corpora constantes da base de dados RLD (Romance Languages Database) proposta pelo projeto internacional Intonational Phrasing in Romance (cf. http://www.fl.ul.pt/LaboratorioFonetica/IntPhraRo.htm), que visa ao estudo comparativo da constituência entoacional das línguas românicas; e (b) a descrição e a análise do fraseamento entoacional das sentenças obtidas, com base nos quadros teóricos da Fonologia Entoacional (Pierrehumbert 1980; Beckman & Pierrehumbert 1986, 1988; Ladd 1996, 2008; Jun 2005; entre outros) e da Fonologia Prosódica (Selkirk 1984, 1986, 2000; Nespor & Vogel, 1986; entre outros) e com base em estudos prévios desenvolvidos nesses mesmos quadros teóricos e aplicados ao português (Cunha 2000; Frota & Vigário 2000; Tenani 2002; Fernandes 2007a, b; Serra 2009; Vigário 1998; Grønnum & Viana 1999; Frota 1991, 1997, 2000, 2002a, b, 2003; entre outros).Com o desenvolvimento do presente projeto, pretendemos: (i) afirmar ou infirmar a asserção de Couto & Embaló (2010) de que o PGB é diferente ritmicamente do PB, através da investigação da entoação e do estabelecimento das divergências e/ou semelhanças entre as duas variedades de português quanto a este aspecto prosódico da implementação rítmica; (ii) trazer contributos no âmbito da fonologia aos estudos da gramática do PGB em geral; e (iii) ampliar o entendimento do funcionamento dos sistemas entoacionais das línguas naturais por meio da análise entoacional de dados de uma língua ainda não contemplada, até onde sabemos, por estudos da Fonologia Entoacional.Ademais, consideramos que os resultados a serem aqui obtidos poderão: (a) contribuir com a constituição da base de dados RLD, bem como na formação do Atlas Interativo da Prosódia do Português (PTDC/CLE-LIN/119787/2010 - cf. http://www.fl.ul.pt/LaboratorioFonetica/InAPoP/); e (b) auxiliar, através dos resultados de comparação da estrutura entoacional do PB e uma variedade africana de português, nos estudos que visam investigar a influência das línguas africanas na constituência gramatical do português brasileiro.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Vinícius Gonçalves dos. Aspectos prosódicos do português de Guiné-Bissau: a entoação do contorno neutro. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.