Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo funcional em carcinomas de pênis para validação de marcadores moleculares candidatos obtidos de análises globais integradas (genômica, transcriptômica e Metilação do DNA)

Processo: 13/03667-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Silvia Regina Rogatto
Beneficiário:Hellen Kuasne
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/25373-0 - Integração de métodos em larga escala de "ômicas" em culturas celulares de câncer de pênis, BE.EP.PD
Assunto(s):Biologia computacional   Neoplasias penianas   Marcador molecular

Resumo

O câncer de pênis (CaPe) apresenta distribuição geográfica disntinta sendo uma doença rara em países desenvolvidos e altamente frequente em países pobres e em desenvolvimento, como o Brasil. Apesar do seu comportamento imprevisível e tratamento agressivo, há um número muito limitado de dados sobre os mecanismos moleculares e epigenéticos envolvidos na doença. Nosso grupo tem utilizado estudos em larga escala (perfil de metilação do DNA, expressão de transcritos, miRNA e alterações genômicas) em CaPe, com o objetivo de caracterizar as alterações moleculares neste tipo tumoral assim como identificar marcadores moleculares envolvidos no desenvolvimento e progressão da doença. O grupo também desenvolveu algoritmos e outras ferramentas de bioinformática para a integração dos dados obtidos pelas diferentes estratégias, a fim de se identificar potenciais drivers em CaPe. O objetivo deste projeto é realizar a validação dos genes provenientes da análise de integração dos dados, além de estabelecer linhagens celulares usando estratégias de xenotransplantes e avaliar o potencial de células tronco tumorais no desenvolvimento deste tumor. Serão utilizadas nesse estudo RT-qPCR (mRNA e miRNA), pirosequenciamento (metilação), cultivo e expansão de células de CaPe in vivo utilizando camundongos imunodeficientes e subsequente isolamento de células tronco tumorais (CTT) (citometria de fluxo). Os tumores gerados nos animais serão ainda avaliados por metodologias de análises globais a fim de se verificar se estes recapitulam o tumor original. O uso de metodologias de análises globais é a principal etapa para a descoberta de marcadores que possam contribuir para o entendimento dos mecanismos genéticos e epigenéticos envolvidos no CaPe. Os resultados provenientes dessas análises, somadas ao uso de modelos animais fornecerá subsídios para o desenho de terapias alvo específicas e análises funcionais, que são até o momento inexistentes neste tumor.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KUASNE, HELLEN; BARROS-FILHO, MATEUS C.; BUSSO-LOPES, ARIANE; MARCHI, FABIO A.; PINHEIRO, MAISA; MUNOZ, JUAN J. M.; SCAPULATEMPO-NETO, CRISTOVAM; FARIA, ELINEY F.; GUIMARAES, GUSTAVO C.; LOPES, ADEMAR; TRINDADE-FILHO, JOSE C. S.; DOMINGUES, MARIA APARECIDA C.; DRIGO, SANDRA A.; ROGATTO, SILVIA R. Integrative miRNA and mRNA analysis in penile carcinomas reveals markers and pathways with potential clinical impact. ONCOTARGET, v. 8, n. 9, p. 15294-15306, 2017. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.