Busca avançada
Ano de início
Entree

Para além das páginas de A Cigarra: cultura feminina nas década de 1940 e 1950

Processo: 13/05161-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História Moderna e Contemporânea
Pesquisador responsável:Cristina Meneguello
Beneficiário:Jaqueline Moraes de Almeida
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):História do Brasil   Moda   Revistas   Cultura visual

Resumo

A principal proposta dessa pesquisa é realizar um estudo sobre os segmentos da revista A Cigarra (1914 - 1975) dirigidos a seu público leitor/consumidor feminino. Para tanto, busca-se compreender aspectos da trajetória dessa revista ilustrada de variedades que, lançada em 1914 na cidade de São Paulo pelo jornalista Gelásio Pimenta foi, no início da década de 1930, adquirida por Assis Chateaubriand. Tal fato, muitas vezes ignorado por estudiosos que trabalharam com A Cigarra, ocasionou uma série de mudanças em sua estrutura, oferecendo condições para que circulasse até meados da década de 1970, quando uma crise financeira abateu os Diários Associados. A dissertação privilegia os trabalhos desenvolvidos pelo ilustrador e figurinista Alceu Penna e pelas jornalistas Elza Marzullo e Helena Ferraz de Abreu, entre as décadas de 1940 e 1950, quando seus trabalhos foram publicados nos segmentos especialmente voltados às leitoras da revista. Por meio de A Cigarra e outras fontes de pesquisa (a revista semanal O Cruzeiro e jornais), buscou-se problematizar as principais normativas e referências difundidas pela imprensa do período, relacionadas aos deveres e aos lugares das mulheres na sociedade e, de maneira particular, no espaço doméstico. Pretendeu-se, ainda, compreender as relações estabelecidas, e tão propagadas pelas mídias impressas, entre o corpo, a moda (vestimenta) e as mulheres, especialmente aquelas pertencentes às camadas média e alta da sociedade brasileira. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALMEIDA, Jaqueline Moraes de. Madames e mocinhas em revista: corpo, gênero e moda em A Cigarra (1940-1955). 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.