Busca avançada
Ano de início
Entree

Regulação pós-transcricional do gene PHB por proteínas de ligação a RNA e microRNAs em melanoma humano

Processo: 13/11721-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 02 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 01 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Roger Chammas
Beneficiário:Priscila Daniele Ramos Cirilo
Supervisor no Exterior: Luiz Otavio Ferraz Penalva
Instituição-sede: Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (ICESP). Coordenadoria de Serviços de Saúde (CSS). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Texas Health Science Center at Houston (UTHealth), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:11/18337-6 - Caracterização funcional da região 3´UTR do gene PHB em melanomas humano, BP.PD
Assunto(s):Genômica   Neoplasias cutâneas   Proteínas de ligação a RNA   MicroRNAs   Melanoma

Resumo

O melanoma cutâneo é um tipo de tumor epitelial originado nos melanócitos. Este tumor representa 4% das neoplasias malignas de pele e é considerado um importante problema de saúde pública, devido sua alta progressão para metástase e resistência ao tratamento. Estudos prévios de nosso grupo revelou o acúmulo de proibitina (PHB) em linhagens de melanoma humano após o tratamento com cisplatina. A PHB é uma chaperona evolutivamente conservada e envolvida em diversos processos celulares, incluindo proliferação e ciclo celular. Nosso grupo também revelou que alelos raros do SNP rs6917 na região 3'UTR do gene PHB (3'UTR-PHB) é fator de risco para o desenvolvimento de melanoma em pacientes habitantes de regiões com alto índice de UVB. Transcritos com longa 3'UTR são alvos sugestivos de regulação pós-transcricional, como é o caso de uma isoforma do gene PHB. Proteínas de ligação a RNA (RBPs) e microRNAs (miRNAs) são mediadores chave da regulação pós-transcricional e a ação aberrante destes fatores podem levar a tumorigênese. Contudo, os reguladores pós-transcricionais de PHB em melanoma ainda não foram descritos. Neste projeto, serão caracterizadas as RBPs e miRNAs que atuam na região 3'UTR-PHB em linhagens não-melanoma e de melanoma humano parental e transformadas com a 3'UTR-C (alelo selvagem) e 3'UTR-PHB-T (alelo raro). Após caracterização funcional, os reguladores pós-transcricionais de PHB poderão ser utilizados como putativos marcadores do desenvolvimento e/ou quimiorresistência do melanoma. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAMOS CIRILO, PRISCILA DANIELE; DE SOUSA ANDRADE, LUCIANA NOGUEIRA; SILVA CORREA, BRUNA RENATA; QIAO, MEI; FURUYA, TATIANE KATSUE; CHAMMAS, ROGER; FERRAZ PENALVA, LUIZ OTAVIO. MicroRNA-195 acts as an anti-proliferative miRNA in human melanoma cells by targeting Prohibitin 1. BMC CANCER, v. 17, NOV 10 2017. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.