Busca avançada
Ano de início
Entree

Simulações de Nanoestruturas de Perovskitas Ferroelétricas via Dinâmica Molecular

Processo: 13/05162-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:José Pedro Rino
Beneficiário:Luis Gustavo Vieira Gonçalves
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/04025-0 - Materiais multifuncionais multiferróicos nanoestruturados: síntese, propriedades, fenomenologia e aplicações, AP.TEM
Assunto(s):Simulação de dinâmica molecular   Materiais nanoestruturados

Resumo

O objetivo deste projeto de pesquisa é o de simular nanoestruturas monocristalinas de perovskitas ferroelétricas através de modelagem atomística por dinâmica molecular. Os compostos BaTiO3 e PbTiO3 serão usados como modelos deste estudo. A modelagem a ser adotada envolve o uso de técnicas modernas de dinâmica molecular que permitem que a natureza das interações atômicas seja determinada dinamicamente de acordo com a estrutura em torno de cada espécie atômica. Dessa maneira é possível considerar os efeitos de polarização atômica em sistemas com a presença de defeitos, dopantes e paredes de domínio. O projeto terá foco especial em experimentos numéricos de switching ferroelétrico, na determinação de ciclos de histerese e em estudos sistemáticos da influência de defeitos e dopantes nas propriedades dielétricas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GONCALVES, LUIS G. V.; RINO, JOSE P. Finite size effects on a core-shell model of barium titanate. COMPUTATIONAL MATERIALS SCIENCE, v. 130, p. 98-102, APR 1 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.