Busca avançada
Ano de início
Entree

Explorando a biodiversidade brasileira e os conhecimentos populares: desenvolvimento de formulação para uso tópico com extrato de Pterodon Pubescens Benth. (sucupira)

Processo: 13/06384-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Priscila Gava Mazzola
Beneficiário:Leila Regina Giarola
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Microencapsulação   Estabilidade

Resumo

Na última década nota-se gradualmente crescente o uso de plantas em terapias naturais e com propósito farmacêutico, e esse processo é influenciado pelo conhecimento popular. Visando o interesse de proporcionar uma opção de ação anti-inflamatória e analgésica, este trabalho explora a espécie Pterodon pubescens Benth. (Sucupira), planta popularmente utilizada no tratamento de reumatismo, dores de garganta, problemas da coluna, como tônico (fortificante) e depurativo. Farmacologicamente sabe-se que esta espécie apresentou os efeitos esperados em ensaios envolvendo contorções abdominais induzidas por ácido acético, teste da placa quente e teste da capsaicina quanto à avaliação de ação antinociceptiva, e avaliação em modelos de edema de pata produzido por carragenina, histamina e bradicinina; e edema de orelha produzido por óleo de cróton quanto à atividade anti-inflamatória. O objetivo deste trabalho é o delineamento de uma forma farmacêutica de uso tópico contendo extrato microencapsulado de P. pubescens e avaliação de sua estabilidade e determinação de prazo de validade.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GIAROLA, Leila Regina. Explorando a biodiversidade brasileira e os conhecimentos populares : desenvolvimento de formulação para uso tópico com extrato de Pterodon pubescens Benth. (Sucupira). 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.